Aguarde...

Política

Roselei vai discutir possibilidade de construção de uma nova Câmara Municipal

Em entrevista, o novo presidente da Câmara de Vereadores de São Carlos também falou sobre os desafios da cidade para os próximos 4 anos; confira

| ACidadeON/São Carlos

Roselei Françoso é novo presidente da Câmara Municipal de São Carlos. Foto: Divulgação

Advogado e atual presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso (MDB) recebeu 1.682 nas Eleições 2020 e foi reeleito para o seu terceiro mandato como vereador em São Carlos. Em entrevista concedida ao ACidade ON São Carlos, que faz parte de uma série do jornal com os 21 vereadores eleitos na cidade, o parlamentar reeleito disse que vai continuar o trabalho em defesa da educação e da saúde: "Como vereador, eu vou continuar lutando para melhorar a qualidade da educação aqui no município. Eu estou inserido em pautas importantes na área da saúde, quero continuar trabalhando nesse sentido".   

Para os primeiros meses de 2021, o vereador pretende apresentar um projeto de lei com o objetivo de garantir algumas políticas públicas para as crianças que estão na primeira infância. "Com isso, com certeza, a gente vai, num futuro não muito distante, perceber a vantagem que é, por exemplo, você buscar um laudo para uma criança que tenha suspeita de alguma síndrome. Se a gente conseguir atuar com essa criança ainda na primeira infância, os gastos serão muito menores no futuro". 

Roselei também ressaltou que será necessário dar uma atenção especial para a questão do desemprego na cidade. "O desemprego é uma preocupação que a gente tem, porque não é só o desemprego, mas, com o fim do auxílio emergencial, vai sobrar para muitos municípios. Então nós vamos ter que ter ousadia numa política mais ampla de geração de emprego e renda".  

Outro desafio de São Carlos vai ser lidar com o problema das enchentes. Segundo o parlamentar, é preciso trabalhar na implantação do plano de drenagem urbana. "No ponto de vista de infraestrutura, o grande desafio que nós temos é o combate às enchentes, e o trabalho de planejamento da implantação do plano de drenagem urbana. Obviamente com os investimentos necessários para contribuir com combate a enchente, a questão da manutenção preventiva, da microdrenagem".  

Ainda por conta da pandemia, o parlamentar ressaltou a necessidade de canalizar recursos para a saúde. "Nós sabemos que tem uma fila enorme para cirurgia eletiva (...) nós vamos ter que ver como a gente consegue vencer a demanda do covid-19 junto aos nossos hospitais e ainda dar conta da questão das cirurgias eletivas".  

Presidência da Câmara Municipal e novo prédio  

Com 19 votos a favor, uma abstenção e um voto contrário, Roselei foi eleito presidente da Câmara Municipal de São Carlos na manhã de sexta-feira (1º).  

Em seu tempo na chefia do Legislativo, o vereador afirmou que vai discutir com seus pares sobre a possibilidade de construir um prédio para abrigar uma nova Câmara Municipal. "A gente até discutiu a possibilidade, em vista do prédio que nós temos aqui ser um prédio muito antigo, que não consegue sequer receber os vereadores, a gente levar a proposta da construção de um prédio para abrigar os vereadores e atender melhor a população, com plenário maior, acessibilidade, com condições de poder dar assistência aos vereadores".   

Prédio atual da Câmara Municipal. Foto: Divulgação/ Câmara Municipal

Roselei disse que já existe um projeto contratado pela Câmara Municipal, mas ressaltou que, por conta da crise econômica e da pandemia, será necessário tratar desse tema com responsabilidade, diálogo e planejamento. "Nós estamos no meio de uma pandemia, de repente não é o momento para a gente tratar desse assunto. Quero discutir isso com os vereadores, não vou tomar uma decisão sozinho".   

Trajetória política

Nascido em São Carlos e criado no distrito de Santa Eudóxia, onde morou até os 24 anos, Roselei Françoso contou que despertou seu interesse pela política ao lutar por direitos para os moradores do local.

Aos 18 anos, o político conseguiu um emprego na Tecumseh. No entanto, a falta de transporte para a cidade de São Carlos era uma dificuldade para os jovens que viviam no distrito. "A gente tinha muita dificuldade para conciliar os estudos e também o trabalho. Tive que morar em repúblicas, em várias repúblicas, a gente foi montando repúblicas aqui na cidade até a gente conseguir ter um número e poder negociar com o dono de uma empresa de transporte, para garantir um horário de transporte, para a gente poder se descolar para as nossas casas".

Apesar da conquista, o vereador explicou que a situação ainda era muito precária. "Mesmo se deslocando para as nossas casas, era um terror, porque a gente mal conseguia chegar em casa, tomar um banho, comer e voltar para poder concluir o ensino médio profissionalizante. No meu caso, o curso de técnico em eletrônica pela Industrial".

"Quando nós conseguimos isso, eu vi a importância que é você se organizar politicamente", complementou.

Em 2000, Roselei decidiu sair como candidato a vereador pela primeira vez com o objetivo de melhorar a questão do transporte em Santa Eudóxia. "A passagem de Santa Eudóxia, no ano 2000, era R$ 2,80, aqui em São Carlos era R$ 1,20. Então eu fiz um pedido ao prefeito: eu saio com o compromisso de o senhor equiparar a tarifa do ônibus e ainda garantir os 40% para os moradores de Santa Eudóxia que são são-carlenses. Tinha um desconto para estudantes, domésticas e operários que ganhavam até dois salários mínimos".

A vitória não veio nas urnas, mas o político foi colocado com subprefeito do distrito por Newton Lima (PT), prefeito de São Carlos no período. "Houve a licitação do transporte e o que aconteceu? Equiparamos a tarifa e conseguimos garantir os descontos para domésticas, operários etc."

Roselei foi candidato ao cargo de vereador novamente em 2004, mas também não conseguiu sua primeira eleição. Após o pleito, recebeu um cargo na Secretaria Municipal de Educação, onde ficou conhecido entre os servidores e professores.

Em 2012, em sua terceira tentativa, o político conseguiu ser eleito vereador pela primeira vez, sendo reeleito em 2016 e 2020.

Confira algumas curiosidades sobre Roselei Françoso:  

Um ídolo?
Meus pais  

Time do coração?
Palmeiras  

Um livro de cabeceira?
O mundo de Sofia, romance escrito por Jostein Gaarder. 

Estilo musical?
Música Popular Brasileira (MPB)  

Em uma palavra, no seu mandato como vereador não vai faltar?
Transparência   

Leia mais:  

André Rebello: "O grande desafio é buscar fortalecer a família" 

- Djalma Nery: "Precisamos pensar em criar o auxílio emergencial municipal"  

Elton Carvalho: "A saúde é a nossa prioridade" 

- Malabim: "O grande desafio é a contratação de médicos especialistas" 

Rodson: "A gente precisa fazer casas para as pessoas morarem"

Perfil  

Roselei Françoso foi eleito vereador pela primeira vez nas eleições de 2012 com 1.482 votos, reeleito em 2016 com 1856 votos e agora vai para o seu terceiro mandato na Câmara Municipal de São Carlos após receber 1.682 votos.  

Aos 44 anos, casado e pais de três filhos, Roselei viveu no Distrito de Santa Eudóxia durante toda sua infância e juventude. Já trabalhou como pipoqueiro, balconista de supermercado, metalúrgico na Tecumseh da Brasil, Usina Ipiranga e Volkswagem do Brasil, e, atualmente, é advogado.  

Além disso, o parlamentar foi presidente da Associação de Moradores do Distrito de Santa Eudóxia, sub-prefeito de Santa Eudóxia e Água Vermelha na gestão de Newton Lima (PT).  

De 2005 a 2007 trabalhou como Chefe da Divisão de Manutenção de Próprios e Divisão de Suprimentos. Em seguida, assumiu o Departamento Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Educação.  

Em 2009, foi convidado pelo então Prefeito Osvaldo Barba (PT) a compor o governo e permanecer no cargo de Diretor Administrativo e Financeiro.  

De acordo com dados disponíveis no site da Câmara Municipal, durante seus mandatos como vereador, Roselei apresentou 58 projetos de lei, 840 requerimentos, três projetos de resolução, um projeto de lei complementar, um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal, três projetos de decreto, 148 moções e 388 indicações.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON