Aguarde...

Política

Marielle Franco deve ser homenageada com nome de rua em São Carlos

Projeto de lei será votado na próxima sessão da Câmara Municipal. Ex-vereadora do Rio Janeiro foi morta a tiros em março de 2018.

| ACidadeON/São Carlos

A vereadora Marielle Franco (Psol) foi morta em março de 2018 no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Quatro vereadores de São Carlos propuseram que a rua 15 do Loteamento Vida Nova São Carlos receba o nome da ex-vereadora do Rio Janeiro Marielle Franco (PSOL), morta a tiros em março em 2018. Projeto de lei será votado na sessão da próxima terça-feira (9). 

A homenagem é uma iniciativa de Djalma Nery (PSOL), Raquel Auxiliadora (PT), professora Neusa (Cidadania) e Azuaite Martins de França (Cidadania). 

Marielle Franco 

Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, foi uma socióloga e política que se elegeu vereadora do Rio de Janeiro para a Legislatura 2017-2020, com a quinta maior votação nas eleições de 2016. 

Marielle defendia o feminismo, os direitos humanos e criticava a intervenção federal no Rio de Janeiro e a Polícia Militar, tendo denunciado vários casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes. 

Como vereadora, Franco trabalhou na coleta de dados sobre a violência contras as mulheres, pela garantia do aborto nos casos previstos em lei e pelo aumento da participação feminina na política. 

Suas proposições legislativas buscavam garantir apoio aos direitos das mulheres, à população LGBTQIA+, aos negros e moradores de favelas. 

Em 14 de março de 2018 foi brutalmente assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes, no Estácio, Região Central do Rio de Janeiro. 



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON