- Publicidade -
PolíticaO que pensam os pré-candidatos sobre a limpeza pública de São Carlos?

O que pensam os pré-candidatos sobre a limpeza pública de São Carlos?

Nos próximos dias, o on ainda trará, neste especial, as visões dos ‘prés’ sobre Saneamento Básico, Moradia, Mobilidade e Enchentes

- Publicidade -

O acidade on São Carlos segue com a série de reportagens trazendo o que pensam os pré-candidatos a prefeito sobre determinados aspectos da gestão e serviços públicos.

Foram ouvidos os três “prés” que se dispuseram publicamente como postulantes ao principal cargo do Poder Executivo.

- Publicidade -

Já publicamos a opinião dos pré-candidatos sobre Educação, Saúde e Segurança Pública. E chegou a vez da Limpeza e Zeladoria Pública.

A publicação das opiniões dos candidatos lado a lado possibilita ao leitor – e eleitor – a comparação das propostas, dando a ele maior consciência na hora de escolher para quem dar o voto. As respostas estão em ordem alfabética, considerando o prenome do entrevistado. Cada político teve até 4 minutos para responder.

Nos próximos dias, o on ainda trará, neste especial, as visões dos ‘prés’ sobre Saneamento Básico, Moradia, Mobilidade e Enchentes.

Perante os desafios da zeladoria urbana, o acidade on pergunta: — O que você pensa e quais são seus planos para a limpeza e zeladoria?

Netto Donato (PP)

A zeladoria é uma das prioridades da nossa cidade, pois sabemos que São Carlos sofreu muito com isso nos últimos tempos. O município teve um problema financeiro muito grande, o prefeito Airton Garcia praticamente pegou a cidade quebrada, no vermelho, isso em decorrência dos mandatos anteriores.

- Publicidade -

E quando ele chegou, havia uma condição financeira em que ele não conseguia na época contratar uma empresa com pessoas suficientes para cuidar da cidade inteira da maneira que ele queria.

Isso aconteceu, quando ele equalizou as finanças da cidade e São Carlos está no azul. Hoje o município tem crédito na praça, não está mais no vermelho, então começou a aumentar o serviço de zeladoria na cidade, a limpeza pública, a fiscalização de terrenos, ter esse cuidado especial.

Para isso foi necessário cuidar, fazer a zeladoria, o recape da cidade. O ponto alto da gestão Airton Garcia foi o recape e isso faz parte da zeladoria. E ele está cuidando das ruas na gestão, que continua até 31 de dezembro de 2024. A cidade está sendo cuidada por prioridades.

A próxima meta nossa é cuidar do paisagismo da cidade. Existe até uma situação que um de nossos adversários citou que não conseguimos maquiar a cidade. Não queremos maquiar a cidade, queremos resolver os problemas de forma definitiva. Não queremos enganar a população.

A nossa prioridade, principalmente depois que eu entrei na gestão do prefeito há um ano e oito meses, foi priorizar a saúde, a educação e depois a zeladoria. Hoje a cidade está muito mais limpa, muito mais agradável do que anteriormente.

Nossa população vai poder voltar a frequentar as praças, nossas praças centenárias que sabemos ser a característica da cidade de São Carlos. O povo vai poder passear na praça e estamos cuidando de cada uma delas. Queremos uma cidade mais florida, mais bonita, com o paisagismo invejável. Esse é o nosso propósito.

Mario Casale (Novo)

Na limpeza pública, a primeira coisa é fazer um contrato. Sabemos que tem denúncias que infelizmente a Câmara Municipal deixou de prosseguir, mas temos um problema de contrato de zeladoria e limpeza pública que eu entendo que a Prefeitura tem, como primeira coisa a fazer, é investigar, garantir que o contrato é seguido.

Nós precisamos fazer parcerias com a iniciativa privada e São Carlos já tem uma lei de incentivo à adoção de praças.

Precisamos ter flores na cidade. Não vemos flores em lugar algum da cidade. Quando você chega a São Carlos, a primeira impressão que se tem é de uma cidade abandonada.

Quanto à lei da adoção, precisamos que a gestão atua de forma proativa em relação a isso. Ir atrás das áreas disponíveis para a adoção, procurar empresas dispostas a adotar, ou mesmo as associações de bairro. Quando a própria população está cuidando do local, isso mostra um cuidado próximo.

Tem uma praça na região central que tem muito verde e poderia ser mais bonita e bem cuidada se tivesse adotada. É só chegar nos supermercados, nas farmácias e ver quem pode adotar a área e deixa-la mais bonita e conservada.

E uma vez fazendo isso, vai sobrar recurso, porque vai ter menos espaços públicos para a própria Prefeitura cuidar. Os que sobrarem, serão melhor cuidados.

Quando se fala em moradores de rua, eles poderão trabalhar nessas empresas de zeladoria. Quem estiver em tratamento, e nós vamos colocar para sair das drogas, vai entrar numa nova rotina de trabalho para que substitua o vício dela e possa ajudar na zeladoria. Eles vão poder encontrar um propósito de vida.

Newton Lima (PT)

A limpeza pública é, junto à saúde e transporte público, é a campeã de reclamações. Há uma tristeza, as pessoas estão angustiadas. A palavra que eu mais ouço indo às ruas, conversando com as pessoas, no Participa São Carlos, é que a cidade está abandonada.

Há um descaso, um desleixo, uma negligência com essa temática, que nós vimos até meados do primeiro semestre, até porque estamos em um ano eleitoral e daí começaram a fazer alguma coisa. Limparam o cemitério que ficou durante anos com mato alto, sujeira, escorpião, indignando as pessoas. Nas franjas de nossa cidade se formaram depósitos de entulho. E isso tem um problema de saúde, problemas graves com o meio ambiente.

São Carlos ficou de certa forma abandonada, pois o poder público não é capaz de dar conta dos processos normais e rotineiros de limpeza e depósitos de entulho e isso acabou trazendo um trauma.

São Carlos sempre foi bonita, agradável, mas está abandonada, fora esses momentos pré-eleitorais em que se tenta fazer algo por razões óbvias.

Passamos todos esses meses com insuficiência de equipes, denúncias de contratos não cumpridos feitas formalmente na Câmara Municipal que espero que sejam apuradas.

Quando falamos em zeladoria, sempre tentamos deixar a nossa casa bonita, limpa, arrumada. Já a cidade é papel da Prefeitura, do serviço público, dos órgãos deixar a casa bonita. Naturalmente São Carlos é linda com seus prédios, a Catedral, até os próprios da Prefeitura, a estação de trem, as nossas praças e parques.

Você pega a situação do Bicão. Dá vontade de chorar.  E o Kartódromo? São dois parques importantes que a Frente [Democrática] discutiu a necessidade de zeladoria permanente. Não é uma equipe ir lá, limpar, consertar e sair. Tem que ficar permanentemente para evitar o uso de drogas.

Não é possível ter alagamento no Kartódromo. A situação do telhado, dos prédios do Bicão estarem destruídos. As calçadas e pistas estão destruídas. Voltaram a jogar lixo lá, como era na época antes de mim, no fim do século passado, em 1999, quando você chegava no Bicão e encontrava sofá, cama, armário velho jogado por falta de política de coletar entulho. O Bicão é lindo, tem um córrego que passa lá dentro. Fizemos um grande investimento e vamos precisar fazer outro em breve.

Fique ON!

Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:

🟢 Comunidade no WhatsApp

🔵 Página no Facebook

🟣 Página no Instagram

▶️ Grupo no Telegram

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -