O vereador de São Carlos Paraná Filho decidiu não fazer parte do União Brasil, partido criado a partir da fusão entre Partido Social Liberal (PSL) e Democratas (DEM), e anunciou sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Segundo o parlamentar, ele já havia manifestado o desejo de deixar o PSL por não concordar com o presidente do diretório municipal, Carneirinho Pires. “A forma como ele tocava me deixava bastante incomodado (…). Como houve essa fusão, eu pude sair sem incorrer em infidelidade partidária”, afirmou.
Questionado sobre a escolha de um novo partido, Paraná Filho lembrou que foi eleito vereador pela primeira vez pelo PSB em 2016, mantendo amizades na legenda. “É um partido que eu já tenho muitos amigos, tenho uma história e é um partido que eu gosto”, disse.
NÃO ESTOU MAIS LIGADO AO GOVERNO
O parlamentar também explicou ter ido ao PSL para acompanhar o prefeito Airton Garcia antes das eleições de 2020.
O apoio ao governo municipal, porém, ficou abalado após Paraná Filho ter sido exonerado pelo prefeito do cargo de Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, em setembro de 2021.
Na ocasião, o político disse que foi enxotado da prefeitura e passou a criticar o governo quando retornou ao cargo de vereador na Câmara Municipal.
Ao ser questionado sobre qual a posição atual dele em relação ao governo Airton Garcia, Paraná Filho disse ter escolhido o PSB para ter independência. “Não adiantaria eu sair do União Brasil, por exemplo, e ir para o PTB ou ir para o PP, eu iria continuar na mão deles do mesmo jeito. Eu fui para o PSB porque é um partido que eu tenho independência”, disse.
“Não estou mais ligado ao governo. O dia que tiver algo para elogiar, eu elogio, o dia que tiver algo para criticar, eu critico. Se eu tiver que assinar uma CPI, eu assino, porque eu sei que não vou sofrer nenhuma sanção do partido. Hoje eu estou livre”, complementou.
GOVERNO DE MAL A PIOR
O vereador do PSB também deu sua opinião sobre a situação atual do governo, dizendo que “está indo de mal a pior”.
Além disso, afirmou que o prefeito é totalmente omisso por conta de problemas de saúde: “Um prefeito que não fala com a imprensa há dois anos. A gente está vendo que ele tem sérios problemas de saúde e isso vem afetando substancialmente o seu trabalho. A gente vê que poder da prefeitura está pulverizado em muitas mãos, inclusive na mão de quem nem eleito foi. Acho que o governo hoje muito mais erra do que acerta”.
ELEIÇÕES 2022
Também questionado sobre a possibilidade de concorrer ao cargo de deputado estadual nas eleições deste ano, Paraná Filho respondeu que, a princípio, não deve ser candidato. “Pode até ser que aconteça, mas acho pouco provável. Estou à disposição do partido se for para ajudar em um projeto maior”, disse.