São Carlos deve ter manifestações contra o governo de Jair Bolsonaro neste sábado (29). Como uma decisão judicial proíbe a realização de passeatas, carreatas ou manifestações durante a pandemia na cidade, a prefeitura informou que vai monitorar manifestantes (veja abaixo).
Nas redes sociais, alguns grupos já estão se organizando para realizar ato na região do Mercado Municipal, no centro da cidade, no período da manhã.
Para evitar a disseminação do contágio pela Covid-19, os organizadores pedem respeito às regras sanitárias. Portanto, a recomendação é de que os manifestantes usem máscaras PFF2 ou N95, que são equivalentes. Além disso, orientam que pessoas dos grupos de risco fiquem em casa.
Apoiador da manifestação, o vereador Djalma Nery (PSOL) classificou a condução da pandemia pelo governo Bolsonaro como “desastrosa e genocida”. “A gente sabe que o momento é trágico e dramático, mas é ainda mais inseguro permanecer sob a tutela desse governo genocida do Jair Messias Bolsonaro”.
“Como os manifestantes da Colômbia nos ensinaram, se um povo vai às ruas no meio de uma pandemia, é porque o seu governo é mais letal do que o vírus. E é exatamente isso que acontece no Brasil. Quanto mais tempo Bolsonaro continuar no governo, mais pessoas morrem e mais a crise sanitária se agrava”, complementou o psolista.
Questionado sobre a decisão judicial que proíbe a realização de manifestações durante a pandemia na cidade, Djalma afirmou que as autoridades não impediram manifestações recentes pró-Bolsonaro. “Seria muito estranho se essa manifestação, que tem um caráter crítico à condução do governo com relação à pandemia, fosse impedida. Diferente das outras manifestações, está havendo um rigor em relação aos protocolos sanitários”.
Decisão judicial proíbe manifestações em São Carlos
Prefeitura