Durante a Agrishow, o EP Agro encontrou o protótipo de um motor agrícola movido a etanol. Diferente dos convencionais, movidos a diesel, esse se assemelha ao motor de carros que funcionam com álcool etílico.
O diretor de marketing, João Testa, falou à reportagem e reforçou o aspecto sustentável proporcionado pela forma diferente de combustão com o etanol. Confira:
LEIA MAIS
Inovações climáticas na proteção das lavouras: Embrapa apresenta alternativa
Conheça o pneu produzido à base de materiais recicláveis
Vantagens do motor movido a etanol
Para justificar a diferença ecológica entre usar o diesel e o etanol, João Testa diferenciou os efeitos obtidos pela forma de produção de cada um. Por exemplo, no caso do etanol, todo o processo é cíclico, realizando a fixação de emissões poluentes e os retirando da atmosfera.
Em contrapartida, quando se fala do diesel, tratamos de um combustível composto majoritariamente de derivados de petróleo. Este composto é retirado de camadas internas da terra e lançado à atmosfera, aumentando o nível de gases no planeta.
Assim, mesmo que a finalidade seja realizar o trabalho para movimentar a máquina, o etanol possui mais vantagens do ponto de vista ambiental. Na entrevista, Testa detalha o processamento interno dos motores. Assista:
*Sob supervisão de Larissa de Morais
LEIA TAMBÉM