9 de maio de 2024
- Publicidade -
EP Agro

Cotonicultores brasileiros são homenageados na Times Square

Nomes e fotos de 12 produtores de algodão serão divulgados em telão de led gigante até 18 de dezembro

Doze produtores brasileiros de algodão responsáveis pelo cultivo de mais de 100 mil hectares da pluma – estão sendo homenageados na Times Square, famosa e icônica área comercial e de entretenimento localizada no coração de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. Em uma tela de led gigante, próxima à Nasdaq (bolsa eletrônica de valores), eles terão seus rostos e nomes estampados até o dia 18 de dezembro, período de intensa movimentação turística no local. Inédita, a ação teve início nesta segunda-feira (27), com o slogan “Nossa fibra veste o mundo”. 

Os homenageados aparecerão na tela, individualmente, durante 15 segundos, vestidos como verdadeiros astronautas do campo. A comparação é uma alusão ao trabalho do produtor e defende que, segundo a campanha, possui muitos pontos em comum com o profissional do espaço. “Ambos trabalham com riscos, com situações que nem sempre controlam, mas estão diariamente buscando ganhos futuros para a humanidade. Com relação ao agricultor, é a produção de alimentos para toda a população”, explica Rodrigo Lopes, gerente de marketing da Girassol Agrícola, criadora da ação. 

Um dos que serão homenageados, Kriss Corso, que cultiva 15 mil hectares de algodão em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, considera a iniciativa um reconhecimento a toda a classe agrícola. “Acredito que toda homenagem para o agricultor é muito válida, sabendo as dificuldades que enfrentamos a cada safra e o empenho colocado a cada ciclo. Fico muito feliz por ser um dos escolhidos para representar os produtores de algodão, que têm um desafio enorme com o nível de profissionalismo, gestão e adoção de novas tecnologias para seguir em evolução a cada ano”, frisa. 

O produtor de Mato Grosso Luimar Gemi foi o primeiro homenageado. Mas, para não estragar a surpresa, os nomes dos demais serão divulgados apenas após a veiculação.  

 

 

LEIA TAMBÉM  

História do vinho no Brasil: saiba como a bebida chegou ao país 

- Publicidade -

Amazônia apresenta pior índice de queimadas em outubro e será tema na COP28

 

MOMENTO PROMISSOR 

- Publicidade -

A Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) estima uma produção de 3,23 milhões toneladas de pluma para a safra 2022/2023, o que representa um aumento de 26,5% em relação à safra passada, 2021/2022. 

O último Relatório de Safra da entidade, divulgado em 14 de novembro, espera, para 2023/2024, um crescimento de 8,4% na área plantada com algodão em todo o País, com um total que deve chegar a 1,81 milhão de hectares. A produção deve chegar a 3,9 milhões de toneladas, 2% a mais em relação à safra recém-colhida. 

O Brasil está na terceira colocação no ranking dos maiores produtores mundiais de algodão, para a temporada 2023/24, de acordo com o USDA. É o primeiro ano-safra em que a produção brasileira supera a americana. Com relação à exportação, o país permanece como segundo colocado nas previsões desse período, com estimativa de vender para outros países (de ago/23 a jul/24) o montante de 2,40 milhões de toneladas
 

 

LEIA MAIS 

Ingrid Guimarães revela briga com Paulo Gustavo: “Sofri muito”

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress