26 de maio de 2024
- Publicidade -
ON Run

Entenda por que o sono é alimento do atleta

Especialista e professor de corrida Ronaldo Dias fala sobre a rotina de atletas de elite

Especialista e professor de corrida Ronaldo Dias fala sobre a rotina de atletas de elite. (Foto: Reprodução/Freepik)

O sono é vital para os atletas. Dormir, comer, treinar, repetir – essa é a rotina que sustenta seu desempenho. A dedicação dos atletas de elite no centro de treinamento de Kaptagat, no Quênia, ultrapassa os limites do comum. Entre eles, destacam-se corredores como Faith Kipyegon, bicampeã olímpica dos 1500 metros, que deixa seus filhos em casa durante a semana para se concentrar completamente no treinamento.

“É difícil, mas é a única maneira de me dedicar inteiramente a ser a melhor atleta possível e evitar distrações”, explica Kipyegon.

Quando não estão correndo, esses atletas se concentram em outros aspectos importantes do treinamento, como recuperação e alimentação. Kamworor, pai de cinco filhos, incluindo trigêmeos, destaca a importância de se afastar da família durante a semana para manter a concentração no treino.

“Você se distancia da sua família, esposa e filhos durante toda a semana, e isso faz com que leve o treinamento muito a sério”, diz ele. “É a única maneira de me concentrar totalmente na corrida e dar o meu melhor.”

LEIA TAMBÉM

Entenda por que a corrida é uma cultura

Saiba por que ser talentoso não se resume apenas à genética

- Publicidade -

Assim como em qualquer outra área da vida, o sucesso requer trabalho duro e uma mentalidade adequada. Embora Eliud Kipchoge seja considerado o mais bem-sucedido do grupo, seu treinador Sang destaca que seu talento não é o único fator determinante.

“Eliud não é o atleta mais talentoso do grupo, mas é o mais dedicado”, diz Sang. “Ele sempre é o primeiro a estar pronto para treinar e o último a sair.”

No centro de treinamento de Kaptagat, uma semana típica inclui uma corrida longa de 30 km (40 km uma vez por mês) e sessões de pista, como 8x1600m e 8x400m. Os atletas são notáveis por sua pontualidade e compromisso total com o treinamento. Outros atletas locais são bem-vindos para se juntar às sessões, desde que sigam as regras e cheguem a tempo. Afinal, quem não quer treinar com atletas como Kipchoge e Kamworor?

- Publicidade -

LEIA MAIS

Quem votou a favor do DPVAT?

- Publicidade -
plugins premium WordPress