8 de maio de 2024
- Publicidade -
No pé do café

No Pé do Café: saiba tudo sobre a adubação na sua plantação

Engenheiro agrônomo Sebastião Brinate conversa com um cafeicultor que realiza diversos tipos de adubação em seu terreno, baseando-se na idade da lavoura

 

Sempre surge muitas dúvidas quando falamos sobre adubação em uma plantação de café, quando realizar? Como realizar? Quais produtos? Por conta disso, o engenheiro agrônomo, Sebastião Brinate conversou com o cafeicultor Michael Douglas Bertozzi, que tem, em sua fazenda, quatro lavouras que utilizam métodos diferentes de adubação. Bertozzi se baseia na idade da plantação para realizar as adubações devidas. Veja os detalhes no vídeo abaixo:

 

 

  

LEIA TAMBÉM 

No Pé do Café: Saiba o que é gigolar na agricultura e veja como fazer  

- Publicidade -

No Pé do Café: saiba como aumentar a produtividade da sua lavoura

 

QUANDO ADUBAR? 

- Publicidade -

Em lavouras adultas, a adubação deve ser realizada três vezes durante todo o ano, mais especificamente nos feriados de Carnaval, Finados e Natal, para que a lavoura cresça da melhor forma possível, aproveitando as melhores épocas para o recebimento de nutrientes. 

Porém, essas datas não são fixas, já que pode ser necessário mudar esse ciclo devido às chuvas. Neste ano, por exemplo, o cafeicultor contou que teve que adiantar seu processo de adubação graças a grande quantidade de chuvas antes da data planejada. 

Mas, dependendo da idade da plantação, os três períodos de adubação no ano podem se estender. Bertozzi conta que, em sua plantação de um ano, fracionou em seis adubações no mesmo período para que os nutrientes sejam repartidos e a planta sempre esteja recheada e bem alimentada. Caso que ocorre também em adubações de dois anos, que podem ser fracionadas para transformar as três adubações em até cinco.  

PRODUTOS PARA ADUBAÇÃO 

É sempre recomendável que cafeicultores optem pela adubação pela formulação de nitrato, já que, diferente da formulação de ureia, consegue ir muito bem com um clima variado, entre chuvas fortes e fracas, ou uma seca que dura por muitos dias. Diferente da ureia, que é muito danificada caso o clima não seja consistente, e pode perder também muito de seus nutrientes graças ao clima. 

Apesar disso, é sempre necessário estar atento a análise de solo, porque ela irá mostrar exatamente o que a planta está precisando no momento, já que os produtos necessários podem mudar dependendo da idade, condição, local onde a planta se encontra, etc. 

 

 

LEIA MAIS 

Fim de semana terá temporais e ventos fortes em regiões do país

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress