19 de maio de 2024
- Publicidade -
No pé do café

No Pé do Café: veja as respostas para 10 dúvidas sobre o plantio do café

O engenheiro agrônomo Gustavo Rennó responde dúvidas sobre o universo da cafeicultura

 

 

Existem vários questionamentos no universo da plantação cafeeira e quem pode responder algumas das principais dúvidas, trazidas pelos internautas do canal “No pé do café”, é o Engenheiro Gustavo Rennó. Confira abaixo o vídeo com todas as dúvidas e fique por dentro desse universo. 

Veja 5 dúvidas que os internautas fizeram sobre o plantio de café e para conferir todas as respostas veja o vídeo completo, para tirar todas as suas dúvidas: 

1 Com solo muito encharcado de água, posso tirar terra para fazer análise? Afeta de alguma forma os nutrientes? 

Há dificuldades para tirar a análise em solo molhado, mas não há nenhum problema em tirar a terra molhada. Ao levar para o laboratório, ela será secada para depois fazer a análise. 

2 Zinco no solo dá certo? 

Não, no solo pode ser que em alguma lavoura o zinco pode dar um resultado positivo, mas na maioria das lavouras não causa nenhum efeito no solo, por isso, é recomendado apenas zinco na folha. 

- Publicidade -

3 É possível plantar café e fazer adubação fosfatada depois? 

Ao plantar o café o ideal é colocar o fósforo no suco, ou na coveta, pois é onde a eficiência acontece. Deixe para fazer isso após o plantio, a reação desse fósforo no solo vai demorar e com isso vai perder muito no desenvolvimento inicial, então plantar o café sem o fósforo dentro da coveta é extremamente errado. 

 

 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS:   
No Pé do Café: Esterco de galinha funciona? Entenda a importância deste adubo na lavoura 

No Pé do Café: Conheça algumas variedades exóticas de café

OUTRAS PERGUNTAS 

4 É verdade que o ethrel amadurece apenas a casca, e os frutos não absorvem o mesmo teor de açúcares que um fruto maduro normalmente, diminuindo a chance de uma bebida mais fina? 

Sim, é verdade. O ethrel amadurece a casca, facilitando a planta de desprender esse fruto dela, estragando menos ela, rendendo mais e tendo uma colheita melhor, porém, o ethrel não amadurece o grão que está lá dentro, esse grão paralisa no processo que ele está. Se você trabalha com café commodities, o maturador só irá ajudar. Agora se trabalhar com o café especial, não terá grandes benefícios no uso. 

5 Quais são as vantagens e desvantagens do pulverizador de canhão na cafeicultura de montanha? 

O canhão é essencial na cafeicultura de montanha. Fazer pulverização costal nem sempre fica bom. Então o canhão é uma excelente técnica. O que é necessário observar é a condição climática, se há muito vento, umidade, se a temperatura está adequada para poder fazer a pulverização com o canhão, assim como pulverização com trator e costal.
O canhão possibilita essa facilidade, onde na montanha se dependesse apenas da pulverização costal, não conseguiria essa eficiência. 

 

VEJA TAMBÉM:  
Ministério critica invasão do MST em área da Embrapa

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress