29 de maio de 2024
- Publicidade -
Play no Agro

Unifeob dá mais um passo para tornar o Centro Universitário sustentável

Outro projeto em andamento é o da recuperação das matas ciliares do Rio da Prata que atravessa a Fazenda-Escola

Divulgação: Unifeob

 

Buscando tornar a Unifeob cada vez mais sustentável, visando o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade e respeito aos limites ambientais do planeta, foi implantada uma usina de energia solar fotovoltaica na Fazenda-Escola do Centro Universitário.

O sistema fotovoltaico é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, através de placas solares que são capazes de absorver fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons, gerando corrente elétrica. Com 128 painéis, a energia solar irá suprir o consumo de toda a Fazenda-Escola, Campus I localizado no Centro de São João da Boa Vista e no Clube do Palmeiras.

O principal objetivo é que a energia gerada atenda a demanda do sistema de irrigação – pivô central, salas de aulas, iluminação externa e estufa de culturas protegidas. Ao todo, a expectativa de produção do sistema, com capacidade projetada de 70,40 kWp e geração de 8.413 kwh/mês é que com os valores obtidos com esta produção nos próximos 4,5 anos sejam suficientes para quitar os investimentos. A partir disso, as áreas supridas terão uma redução de cerca de 90% dos valores nas contas de energia das instalações pelos próximos 20 anos.

“Essa é a primeira etapa do projeto de geração de energia através de fonte renovável da Unifeob, o objetivo é que em um futuro próximo todo o campus mantiqueira também seja suprido com usinas fotovoltaicas. Mesmo porque a arquitetura dos telhados dos nossos prédios são perfeitas para instalação deste tipo de equipamento, o que reduz significativamente os custos de implantação, quando comparados às usinas instaladas no solo”, destacou 

Ivan Luis S. Mançanares, gerente de patrimônio da Unifeob.

Divulgação: Unifeob

 

UNIFEOB SUSTENTAR

Além da energia fotovoltaica, há cinco anos a Unifeob já iniciou o projeto de tornar o Centro Universitário mais sustentável. A primeira fase foi a troca das calhas das luminárias nas salas de aulas, laboratórios e departamentos por calhas de alto rendimento, troca das lâmpadas fluorescentes, vapor de sódio e todos holofotes de lâmpadas de vapor de sódio por LED no Campus Mantiqueira e Fazenda Escola.

- Publicidade -

Além disso, a Unifeob também oferece um serviço à comunidade na análise da qualidade da água e a sua potabilidade. O serviço é procurado por diferentes interessados, que vão desde pequenos produtores rurais, empresários do setor privado, até famílias que querem acompanhar a qualidade da água que estão fazendo uso.

Outro projeto em andamento é o da recuperação das matas ciliares do Rio da Prata que atravessa a Fazenda-Escola. O processo será por meio da recomposição vegetal com o plantio de espécies florestais do bioma local e vedação destas áreas com cercas. Este projeto está em fase de divulgação do edital de cotação e aquisição dos materiais necessários, além da contratação de empresa especializada na execução dos serviços de implantação.

- Publicidade -
plugins premium WordPress