O Punk, movimento artístico de contracultura, surgiu no inicio da década de 1970 e defendia diversos pensamentos revolucionários, como a liberdade anárquica, o antiautoritarismo, oposição ao consumismo e muito mais. Uma das principais formas de disseminação do punk foi por meio da música.
Essa manifestação ganhou forma, inicialmente, nos Estados Unidos, por meio da interação entre jovens de classes sociais e posições politicas diferentes. Pouco depois, se expandiu pelo mundo, inclusive para o Brasil.
LEIA TAMBÉM
BBB 24: como será a dinâmica do Paredão com voto para ficar?
Quem está no Monstro do BBB 24? Matteus castiga brothers
Como surgiu o Punk Rock em São Paulo?
Em São Paulo, o Punk Rock começou na periferia da capital paulista. A expansão do movimento ocorreu lentamente, devido ao cenário politico da época. O país estava vivendo o auge da ditadura militar, uma das razões que influenciou ainda mais a necessidade da juventude de expor suas ideias e fundamentos, em meio à censura brasileira.
Os jovens movidos pelo punk demonstravam revolta e oposição a diversas situações, que envolviam tanto o cenário politico, quanto o econômico.
Pesquisa da Unicamp
Uma pelo historiador João Neves, da Unicamp, revelou que existia um “ressentimento de revolta” que movia os jovens da época. O historiador também encontrou diversos materiais como pôsteres, panfletos, fanzines e cartas, da Coleção Movimento Punk da PUC São Paulo. Além de discos e fitas cassetes da Divisão de Censura de Diversões Públicas, que comprovam mais a ideia de que o movimento era movido por discordâncias e oposições. Confira o vídeo:
Acervo Punk
Além disso, o pesquisador criou um fanzine, inspirado pelos criados pelos punks, no qual ele adicionou todo o material usando em sua pesquisa, em um acervo digital. (Clique aqui)
**Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA MAIS