14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Educa mais cast

Hábito de leitura desenvolve potencialidades desde a 1ª infância

Muito além de criar uma rotina, o contato com os livros durante os primeiros anos de vida oferece múltiplos benefícios

Crédito: Divulgação SME
Crédito: Divulgação SME

Clique e confira como foi a ação no programa Mais Caminhos da EPTV!

Para que existam oportunidades de surgir novos leitores, é necessário muito mais que o ato de leitura em si mesmo que essa seja a base. É fundamental dar às crianças amplo acesso aos livros, tanto na escola, como em casa, já nos anos iniciais de suas vidas, durante a chamada “primeira infância” (de 0 a 6 anos). 

Mas não se limita a isso! O desenvolvimento do comportamento leitor, ou seja, o que faz da criança uma leitora, depende de atividades que colocam o ato de ler em foco, como clubes e contações; permitir que escolham o que mais lhes agrada; e experimentação de diferentes tipos de histórias. Tudo isso garante benefícios que vão desde a ativação da imaginação e a melhor compreensão do mundo e da cultura, até o estímulo da linguagem.

Crédito: Divulgação SME

 

 A fonoaudióloga Adriana da Costa, que integra a equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal da Educação (SME) de São Carlos e oferece orientações fonopedagógicas às escolas da rede municipal, ressalta o quão importante são todos esses estímulos durante a infância, que é um período marcado por intensa descobertas.  “Enquanto as tecnologias desencadeiam uma urgência de resposta, a literatura trabalha em outro tempo, demandando entendimento e interpretação. É um estímulo cognitivo que promove desenvolvimentos neurológicos, sociais e de linguagem, independentemente da idade da criança”, garante. 

Clube de leitura 

Pensando nesses benefícios, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Carlos e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI-SC), em parceria com o Sesc São Carlos, inauguraram no dia 8 de junho um clube de leitura voltado aos estudantes do Ensino Fundamental I da rede pública municipal e às crianças da comunidade em geral. Os encontros acontecerão uma vez por mês, na Sala de Atividades Corporais do Sesc São Carlos, até 23 de novembro.

Crédito: Reprodução SIBISC

 

- Publicidade -

A cada encontro, as crianças poderão se aventurar em uma nova obra contemporânea, selecionada pelas bibliotecárias Karina Froner, Kelly Marcomini, Sonia Pinheiro e pela fonoaudióloga Adriana, mediadoras do clube. O objetivo é trocar ideias com o grupo, compartilhar impressões e sensações, ampliar e diversificar o repertório de leitura. 

Pais, mães ou responsáveis também estão convidados a participar. “A leitura de livros com e para as crianças permite estreitar os vínculos, e estimula a criatividade e a brincadeira. Não existe um manual, mas talvez o segredo seja fazer desse encontro um tempo de entrega e afetividade, escuta ativa e presença. Um momento prazeroso”, avalia a bibliotecária e contadora de histórias Sonia Pinheiro. 

Todos os livros selecionados para o clube serão disponibilizados para empréstimo aos participantes inscritos uma oportunidade para que crianças e adultos leiam as obras em casa, sem pressa, e cultivem esse hábito juntos. Como as vagas do clube são limitadas, é preciso fazer inscrição presencialmente no Sesc São Carlos. 

Clube de leitura e literatura para crianças 

- Publicidade -

De 08 de junho a 23 de novembro, às quartas-feiras 

– Horário: das 14h30 às 16h 

– Próximas datas: 6 de julho | 24 de agosto | 21 de setembro | 19 de outubro | 23 de novembro

– Local: Sala de Atividades Corporais do Sesc São Carlos (Av. Comendador Alfredo Maffei, 700, Jardim São Carlos). 

É necessário que seja feita inscrição no Sesc. 

Clique e confira como foi a ação no programa Mais Caminhos da EPTV!

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress