Em 2022, a implantação de tecnologia na gestão das escolas municipais de São Carlos completa 12 anos. Desde 2010, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vem realizando um processo gradual de informatização das unidades com o objetivo de facilitar e agilizar tarefas que, até então, eram analógicas.
Na primeira etapa da transformação digital, foi feita a digitalização de processos essenciais, como matrículas e rematrículas, acompanhamento acadêmico dos estudantes, atribuições de aulas e gerenciamento das vagas disponíveis.
Ao mesmo tempo, o Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBI-SC) entrou no ar, oferecendo um catálogo online de todas as obras pertencentes às bibliotecas municipais e distritais, no qual qualquer cidadão pode consultar, sem sair de casa, se o título desejado está disponível para empréstimo.
Em 2017, foi a vez do wi-fi chegar às 60 unidades escolares e bibliotecas municipais, visando facilitar a inclusão da tecnologia nas atividades pedagógicas. Para o analista de Tecnologia da Informação Afonso Henriques, a conectividade tornou-se a palavra-chave na gestão pública de São Carlos, pois gera dados essenciais para a análise de resultados e identificação de demandas.
“A informatização é fundamental para gerarmos indicadores, como o número de crianças matriculadas, o índice de evasão escolar, entre outros. São esses dados que permitirão à SME analisar a eficácia das políticas públicas aplicadas”, ressalta.
Agora, o novo desafio para a rede municipal, na visão de Henriques, é melhorar e ampliar a infraestrutura, ou seja, os computadores e tablets disponíveis para uso dos estudantes, a fim de democratizar o acesso à conectividade.
“Até meados de 2023, a rede será dotada de internet via wi-fi de boa qualidade em praticamente todas as dependências das unidades escolares, terá um sistema informatizado de última geração que facilitará o acesso das famílias aos diversos serviços educacionais do município, além de contar com a automatização de serviços”, garante o analista, que faz parte da Secretaria desde 2008.