19 de maio de 2024
- Publicidade -
Educa mais cast

Polos de ensino democratizam a EJA em São Carlos

Abrangendo do Fundamental I ao Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos está presente em oito pontos da cidade, facilitando o acesso pela população

Hoje, a estimativa é que existam cerca de 23 mil pessoas analfabetas em São Carlos, dentro do total de 11 milhões no Brasil (PNAD Contínua 2019). Reconhecendo esse cenário e a importância da educação em todas as fases da vida, a cidade possui vários polos da Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em sua rede municipal de ensino; alguns oferecem o processo inicial de alfabetização, enquanto outros permitem aos alunos avançarem para a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.  

Crédito: Freepik

 

De acordo com o diretor da Escola Municipal de Ensino de Jovens e Adultos (EMEJA) “Austero Mangerona”, Eder Zuccolotto, os polos atendem atualmente cerca de 200 pessoas no Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º anos). “Os perfis das pessoas que frequentam a EJA são muito variados. Há polos que concentram pessoas mais jovens, outros com mais adultos e idosos. Mas, com os aprendizados, todos crescem”, destaca o diretor. 

A EMEJA “Austero Mangerona” atua como sede administrativa e pedagógica do Fundamental I além de também acolher estudantes surdos, tendo, há dois anos, se tornado polo bilíngue, com professores, instrutores e intérpretes que atuam nessa modalidade. 

EJA para todos 

Além da EMEJA já citada, existem polos distribuídos por várias regiões de São Carlos, visando a facilitar o acesso dos munícipes. As unidades escolares que atendem à modalidade são:

– EMEB “Carmine Botta” (Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano no período noturno) para a região da Vila Prado;
– EMEB “Professora Dalila Galli” (Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano no período noturno) para a região do Jardim Jockey Clube;
– EMEB “Arthur Natalino Deriggi” (Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano no período noturno) para a região do bairro Antenor Garcia;
– EMEB “Affonso Fioca Vitali” (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano no período noturno) para a região da Cidade Aracy;
– EMEJA “Austero Mangerona” (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano nos períodos diurno e noturno) para os interessados em estudar no Centro da cidade.

- Publicidade -

A EMEJA “Austero Mangerona” garante ainda três polos para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano: 

– EMEB “Ulysses Ferreira Picolo”;
– CEMEI “Professor Vicente de Paulo Rocha Keppe” (Loteamento Habitacional São Carlos);
– Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Boa Vista).

- Publicidade -
plugins premium WordPress