Nesta quinta-feira (05), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de grande perigo para o estado de Minas Gerais. O aviso ganha destaque entre os horários 13h às 17h e a umidade pode cair para 12%, com destaque para o centro e leste do estado.
Esses alertas já estão sendo emitidos desde domingo (1º). Mas por que isso está acontecendo? Além do calor, e da estiagem, presentes no mês de setembro, os incêndios florestais são os principais fatores que contribuem para a queda da umidade relativa do ar. Somente em agosto, foram registrados 5.935 incêndios na vegetação do estado, 79,9% a mais do que no mês de julho.
LEIA TAMBÉM
Arara-azul é resgatada de queimada em MG
O que é a fumaça no céu de Belo Horizonte?
De acordo com o Inmet, Minas Gerais deverá permanecer registrando baixas umidades e altas temperaturas ao longo do mês de setembro.
Confira abaixo algumas dicas para se proteger durante o período de alerta de baixa umidade relativa do ar:
- Evitar realizar exercícios ao ar livre entre as 10h e 16h;
- Manter-se hidratado;
- Evitar bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
- Em casos de tontura, fraqueza, câimbras musculares, dor de cabeça e desconforto, procurar imediatamente por um médico;
- Utilizar vaporizadores ou recipientes com água no ambiente;
- Evitar aglomerações.
Quando volta a chover em Minas Gerais?
Deve voltar a chover em Minas Gerais apenas após a segunda quinzena de setembro, sendo o esperado para essa época do ano. No entanto, é provável que as chuvas cessem rapidamente e deem espaço para uma nova onda de calor.
LEIA MAIS