Quem nunca teve alguma dúvida naquela hora de preparar o churrasquinho do final de semana que atire a primeira pedra! Dessa vez, no Churrasqueadas, Zé Almiro esclarece as principais dúvidas na hora de acender a churrasqueira e assar o churrasco para os amigos e família. Assista ao vídeo abaixo e esclareça as dez principais dúvidas trazidas pelo ChatGPT:
VEJA TAMBÉM
Sorvete cremoso de café: veja como fazer essa sobremesa
Beijinho simples e prático: confira como fazer esse doce delicioso
10 DÚVIDAS NO CHURRASCO
1- Acender a churrasqueira:
Zé Almiro explica que muita gente tem dúvida na hora de acender a churrasqueira. De acordo com ele, é importante colocar peças de carvão menores no centro e, na lateral, as maiores. Em seguida, coloque um pedaço de papel no centro, cubra com mais carvão, acrescente álcool em gel e acenda com um fósforo.
2-Qual é o melhor tipo de carvão para usar:
Segundo Zé Almiro, o melhor tipo de carvão pode ser o eucalipto. Ele explica que esse tipo de carvão é eficiente, mas queima rápido. Por isso, é interessante priorizar as peças maiores.
3-Como controlar a temperatura da churrasqueira:
Manter a temperatura é bem simples. De acordo com o especialista, para preservar a temperatura ideal, basta colocar mais carvão nas bordas da churrasqueira conforme o fogo apaga. Dessa maneira, haverá mais combustível e a brasa poderá durar mais tempo.
4-Como preparar a carne de forma adequada:
Esse item é bastante importante. Para saber se a carne é adequada, você deve primeiro ver se o ambiente que for comprar é higienizado e bem refrigerado. Quando levar a peça para a casa, verifique o odor da carne. Caso esteja muito forte, ela pode estar com a data vencida!
Zé Almiro indica cortar a carne em bifes de dois a três dedos, deixar cerca de cinco minutos em temperatura ambiente e, só então, levar à grelha.
5-Como temperar a carne corretamente:
Você pode temperar com sal grosso ou fino. O tipo de sal não influencia muito no sabor, exceto se houver ervas ou outros tipos de tempero misturados. Outro ingrediente recomendado pelo churrasqueiro é a pimenta do reino.
6-Quais cortes de carne são melhores para churrasco:
No Brasil, a picanha, a costela, a fraldinha e o contra-filé são os preferidos do brasileiro. Além disso, Zé Almiro explica que todos os cortes de frango e suíno são ideias e rendem muito sabor na hora de churrasquear.
7-Qual o tipo de cozimento para cada tipo de carne:
O tempo varia de acordo com o corte escolhido. Cortes como costela, cupim e ponta de peito exigem mais tempo na churrasqueira. Já as peças mais macias assam em menos tempo.
8-Como cortar a carne corretamente:
A lógica é bem simples: quando a carne já estiver assada, basta cortá-la contra as fibras da peça. Fazendo isso, o alimento ficará mais macio, suculento e, também, fácil de consumir.
9-Como evitar que a carne fique seca ou queimada:
Zé Almiro explica que, para a carne não ficar seca ou queimada, o braseiro forte deve ser usado apenas para selar os lados da peça. Dessa maneira, a “crosta” que se forma nos lados também servirá para manter a suculência dentro da carne.
10 – Como servir e apresentar um churrasco de forma atraente e saborosa:
A dica é cortar a carne em pedaços iguais e montar em um arranjo. Você pode montar um prato, por exemplo, com salada de alface e tomate. Além disso, você pode acrescentar uma farofa e ervas.
LEIA MAIS