27 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

Detran-SP libera transferência de veículos automática; veja como fazer

Apenas pessoas físicas e que possuem o CRV-e (Certificado de Registro de Veículos em formato digital) poderão fazer o procedimento

Para realizar a transação também será necessária uma conta Gov.Br nos níveis prata e ouro (Foto: Agência Brasil)

Condutores do Estado de São Paulo já podem fazer a transferência de documentação dos veículos de forma automática pelo aplicativo do Poupatempo. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (13). O novo formato tem como objetivo dispensar a ida ao cartório. A estimativa é que a burocracia de transferência da parte digital leve em torno de 5 minutos. Anteriormente, o prazo para a finalização do processo era entre três e dez dias úteis.

Critérios

Na primeira fase de implementação do sistema, ele será liberado a pessoas físicas que contam com o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital) com placas Mercosul ou convencionais. Neste caso, o novo proprietário terá que residir na mesma cidade em que o veículo está registrado.

Para os próximos meses, o governo paulista promete disponibilizar o serviço por meio do e-Notariado para veículos com DUT (Documento Único de Transferência) em papel, pessoas jurídicas e transações mediadas por meio de procurações públicas.

Além disso, antes de realizar o processo digital, é importante que o proprietário do veículo garanta a inspeção do automóvel como já ocorre no processo tradicional. Para realizar a transação também será necessária uma conta Gov.Br nos níveis prata e ouro.

LEIA TAMBÉM

IPVA 2024; confira o calendário e veja como consultar e pagar

Qual o carro mais barato do Brasil em 2024?

Como fazer a transferência de veículo pelo aplicativo?

  • Documentos necessários: CRLV digital ou convertido do papel para o digital e vistoria do veículo feita por empresa credenciada junto ao Detran (aprovada no máximo há 60 dias);
  • Baixe o app do Poupatempo no celular do vendedor e do comprador;
  • Selecione a opção “Transferir Propreidade de Veículo” no app para enviar os documentos CRLV-e e inspeção veicular;
  • O sistema registra automaticamente a assinatura eletrônica, bem como a intenção de venda e compra do automóvel.

LEIA MAIS

- Publicidade -

Preço do Etanol cai em onze estados

- Publicidade -
plugins premium WordPress