* Antônio Fraga
O Estudo de Confiabilidade de Veículos J.D. Power é uma das pesquisas de maior credibilidade e aguardado anualmente pela indústria automotiva mundial há mais de 33 anos.
A pesquisa feita em toda a indústria automotiva examina os problemas enfrentados nos últimos 12 meses por proprietários originais de veículos com três anos (ano/modelo 2019). Ou seja, as pessoas que possuem os carros e usam no dia-a-dia.
A confiabilidade geral é determinada pelo número de problemas experimentados por 100 veículos. Assim, uma pontuação mais baixa reflete um nível mais alto de qualidade e, portanto, considerada muito confiável.
A estudo foi composto com quase 30 mil pesquisados e mediu a qualidade dos veículos de hoje, principalmente relacionadas às novas tecnologias e recursos atualmente disponíveis para os compradores. Ele incluiu 32 marcas automotivas, contemplando sintomas de problemas específicos agrupados em cinco áreas principais do veículo: problemas por 100 veículos, substituição de componentes, atualizações de software, apelo do veículo e deterioração.
A Kia conquistou o prêmio geral com uma pontuação de 145 por 100 veículos. A pesquisa elegeu a coreana Kia como líder geral entre todas as principais marcas automotivas (convencionais e luxo) nos EUA.
A marca coreana é seguida em preferência pela a americana Buick e pela coreana Hyundai.
O destaque dos últimos quatro anos é o insuperável Porsche 911.
A surpresa negativa da pesquisa no principal mercado mundial foi as marcas Volvo, RAM e Land Rover, como as mais mal avaliadas.