Depois de apresentar três modelos 100% elétricos, a BYD trás para o mercado nacional uma versão hibrida. O Song Plus DM-i é um modelo híbrido plug-in com design moderno, muita tecnologia embarcada e, como é tradição da marca, amplo espaço interno e luxo.
A exemplo de outros modelos da marca, o novo Song Plus foi projetado pelas equipes de design global da BYD, liderada por Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi e Michele Jauch-Paganetti, ex-head de Design da Mercedes Benz.
Com linhas agressivas e muito modernas, tem como destaque a grade frontal, que ressaltada por finas tiras cromadas juntamente com os faróis de LED, uma nobreza ao visual. Os retrovisores externos possuem ajuste elétrico, são escamoteáveis e contam com desembaçador elétrico.
Na traseira, o modelo chinês tem lanternas em LED conectadas, oferecendo uma iluminação maior, mais atraente e que aumenta a visibilidade do veículo. As lanternas e o brake light Skyline são integradas e proporcionam maior segurança, seguindo a tendência atual.
As rodas de liga leve de 19″ passam esportividade, juntamente com os pneus 235/50 R19. O porta-malas é generoso, com 574 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço chega a 1.477 litros.
Por dentro, muito luxo e tecnologia. Os bancos possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação. Na traseira, o interior traz piso plano (ausência de túnel central), que aumenta o conforto dos ocupantes. Espaço é o que não falta.
O painel, 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas, é outro show á parte, e conta com display de fácil visualização e múltiplas informações. Desenvolvido em sistema Android, conta com monitoramento em tempo real do progresso do sistema e suporta expansão para equipamentos periféricos.
Destaque ainda para o acabamento e elementos de alumínio escovado acima dos alto-falantes e ao redor das saídas de ar, que trazem um toque bem diferenciado.
Leia mais
Roadster BMW F 900 R vai chegar ao mercado nacional em 2023
Volkswagen Gol encerra sua trajetória no próximo mês
Campineiro André Negrão é vice campeão mundial de Endurance
A enorme tela no centro oferece alta tecnologia e sofisticação. O ar-condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente — configurável na tela da multimidia — e também saída para os bancos traseiros, completa o luxo interno.
Tecnologia
O novo SUV Song Plus DM-i é o primeiro veículo da marca chinesa líder de veículos elétricos de luxo no mundo, a chegar ao Brasil com tecnologia híbrida plug-in. São vários benefícios, incluindo baixo consumo de combustível, rápida aceleração, dirigibilidade suave, além de baixa emissão de CO2.
A tecnologia híbrida mescla dois modos de utilização. Para curtas distâncias, por exemplo, usa-se o sistema elétrico. Já para longas distâncias, entra o modo híbrido, unindo o motor a combustão e o elétrico. O modelo conta com três módulos de direção na tecnologia híbrida: modo EV, modo paralelo HEV e modo HEV série.
Autonomia
O Song Plus DM-i chega ao mercado equipado com duas motorizações. Uma a gasolina de 1,5 litro, injeção multiponto, quatro cilindros, 16 válvulas que gera 110 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 135 N.m a 4.500 rpm. Já o elétrico, bem mais potente, produz potência máxima de 179 cavalos e torque máximo 316 N.m.
O modelo tem um ótimo desempenho, levando se em conta que pesa 1,700 quilos, acelera de 0 a 100 quilômetros por hora em 8,5 segundos e conta com autonomia (ciclo NEDC) 100% elétrica de 51 quilômetros com carga total da bateria. Já no modo híbrido, a autonomia ultrapassa os 1.000 quilômetros. A transmissão, ao não utilizar marchas definidas, otimiza o funcionamento do sistema DM-i.
A bateria de longa duração, tem capacidade de 8,3 kWh, com tempo de carga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC de 3,3 KW.
Preço do Song Plus DM-i: R$ 269.990,00