As férias de verão chegaram ao fim e muitos veículos retornam das viagens com a necessidade de uma boa revisão geral e manutenção obrigatória, claro, se você quiser ter um carro em dia para o resto do ano. Sol intenso, maresia, lama, estradas ruins, excesso de carga podem prejudicar o veículo, fazendo com que a manutenção em itens como pneus, alinhamento e balanceamento, freios e sistemas de iluminação e ar-condicionado seja necessário.
Se você exagerou na bagagem, a principal manutenção do seu veículo é verificar o desgaste prematuro de peças da suspensão, dos freios, do motor e do câmbio, além, claro, dos pneus.
Se a viagem de carro foi para o litoral, preste atenção nos efeitos que o mar causou ao veículo. O primeiro deles é o clima quente e a maresia. A entrada de areia pode afetar a lataria e a pintura, pela oxidação do sal. Prejudicando ainda o desempenho do motor e do freio. Portanto, lavar o veículo é um cuidado indispensável após uma viagem para a praia. Pode haver também oxidação de outros componentes, como amortecedores, mangueiras e paletas de borracha dos limpadores do para-brisa.
Se a viagem foi para o campo ou o interior, o cuidado deve ser com a suspensão, sempre sujeita a acumular barro e lama de estradas de chão batido. Verificar se os pneus não têm pequenos furos ou vazamentos. Por consequência, fazer alinhamento e balanceamento no retorno ao campo.
LEIA MAIS:
Confira dicas para viajar com a sua moto
Preço médio da gasolina fica estável, e do diesel cai 3,5%,
INSPEÇÃO GERAL
Independentemente do destino das férias, ficar atento na volta para:
– O nível e as condições do óleo do motor.
– O nível do fluido do freio.
– O nível e a coloração da água do radiador.
SISTEMA ELÉTRICO
Checar o alinhamento e o bom funcionamento dos faróis ao retornar das férias de verão ajuda a evitar dores de cabeça no item segurança e multas e acidentes devido à pouca luminosidade.
Não esquecer de conferir a bateria e o alternador, observando se não há cabos soltos ou outros danos vindo do período das férias.
FREIOS E SUSPENSÃO
São as partes que mais são afetadas nas viagens de férias. As falhas e os problemas muitas vezes já começam a aparecer até mesmo durante o retorno para casa, na cidade. Também checar os amortecedores e o sistema de direção.
VEJA TAMBÉM:
Lei do farol baixo: confira mudanças para não levar multa