De um lado a Mercedes AMG GT3 do campinmeiro Xandinho Negrão e Marcos Gomes preparada pela equipe AMattheis. Do outro o protótipo AJR de Vicente Orige e Gustavo Kiryla, da equipe Motorcar.
O primeiro compete na GT3. Já o segundo, na P1. Mas, quando o assunto é o campeonato da Geral, apenas 15 pontos separam estes adversários que em comum só tem mesmo a briga pela liderança do Império Endurance Brasil.
O duelo entre essas supermáquinas valendo a ponta da tabela tem data marcada para acontecer. Será neste sábado, às 11h30, no autódromo de Goiânia. A disputa terá quatro horas de duração, será válida pela quinta etapa do campeonato e marca o início da segunda metade da temporada da competição que reúne os carros mais rápidos do Brasil.
Embalados pela conquista de três poles em quatro etapas disputadas até agora e vencedores das duas últimas provas do campeonato, Kiryla e Orige vem subindo na tabela em ritmo acelerado.
“Estamos em um grande momento na competição, com um carro rápido e consistente. Mostramos isso em Santa Cruz e no Velocitta e queremos manter este ritmo para continuar subindo na tabela, tanto da Geral quanto da P1”, disse Orige.
Leia mais
Primeiro crossover da Ferrari chega a 310 quilômetros por hora
Sérgio Sette Câmara é confirmado para o nova temporada
Ducati e Lamborghini se unem para lançar uma moto de sonho
Na disputa entre os protótipos, o AJR #444 é, assim como na Geral, é o segundo colocado. No entanto, com 30 pontos de desvantagem em relação aos líderes Sarin Carlesso, Robbi Perez e Gustavo Martins. O dobro do saldo que precisam descontar em relação à dupla da Mercedes.
Campeão da Geral e da GT3 em 2020, Xandinho Negrão tenta retomar o estandarte depois de perder o trono das duas categorias no ano passado. E, se por um lado ele vem assistindo ao avanço da dupla Orige/Kiryla sem poder fazer muita coisa para reagir na Geral, por outro domina a GT3 ao lado de seu parceiro Marcos Gomes. Os dois tem 155 pontos de vantagem em relação ao trio Maurizio Billi, Marco Billi e Max Wilson que também compete a bordo de uma Mercedes AMG.
“O título na Geral é difícil e depende mais de problemas dos protótipos do que propriamente dos nossos esforços. Por isso nosso foco é voltar a conquistar o título da GT3 e estamos muito felizes com a vantagem que construímos até agora. O trabalho da equipe na preparação deste carro está fantástico e tem nos permitido manter o domínio de uma categoria repleta de competidores de alto nível”, afirmou Xandinho Negrão.
Além da Geral, da P1 e da GT3, o grid do Império Endurance Brasil reúne ainda outras três categorias. Na GT4 a liderança do campeonato é de Jaques Quartiero e Danilo Dirani. Na P2, Fernando Poeta e Cláudio Ricci dominam a disputa. E, por fim, na P2 Light, Mario Marcondes e Ricardo Haag nadam de braçada com 235 pontos de vantagem.