Você lava o nariz do seu bebê com soro fisiológico? Se a resposta foi negativa, talvez seja a hora de repensar. E a gente explica o porquê. Segundo Roberta Andrade, especialista em fisioterapia respiratória de São Paulo (SP), isso pode ser feito desde o nascimento. Aqui, quatro vantagens, listadas por ela:
- Retira o excesso de muco nasal, responsável pelo gotejamento na garganta, que causa tosse noturna.
- Remove das vias aéreas mediadores inflamatórios e melhora em 64% os sintomas respiratorios, alem de se mostrar efetiva na melhora dos quadros de rinite alergica, gripes e resfriados.
- Retira partículas de poeira e ácaro, responsáveis por espirros frequentes.
- Pode ser capaz de retirar das vias aéreas vírus e bactérias antes que eles entrem em ação e infecte o bebê.
- A realizacao diaria de lavagem nasal em pessoas nao gripadas pode reduzir significativamente os episodios, sintomas e duracao das infeccoes virais, e tambem mostrou reducao no uso de antibioticos!
- A lavagem nasal diaria apresentou melhora da qualidade do sono em 67% das criancas estudadas.
Como lavar o nariz do bebê do jeito certo?
Para os bebês recém-nascidos, o ideal é fazer a limpeza com um conta-gotas e uma quantidade menor de soro, no máximo 3 ml em cada narina. Se quiser pode usar o soro fisiológico em temperatura ambiente ou amornar um pouquinho. Teste na sua pele. A temperatura deve ser a mesma do corpo. “Ao inserir o soro, mantenha o bebê sempre mais elevado, para evitar possíveis engasgos. E não é para forçar de um lado, esperando que saia do outro, ok? É uma limpeza mais gentil”, explica a fisioterapeuta.
A partir de 6 meses, a limpeza pode ser feita com uma quantidade um pouco maior de soro, em uma seringa separada exclusivamente para este uso. Incline um pouco a cabeça da criança para frente e insira o soro em uma narina de cada vez. Não precisa ser um jato forte e rápido, mas a pressão deve ser contínua. “Algumas criancas nao devem ser submetidas a esta tecnica, como as criancas com neuropatia, prematuros, e bebes que ainda nao tenham tonus muscular eficiente (pois ele esta relacionado a capacidade de “proteger” suas vias aereas de um possivel engasgo)”, ressalta Roberta.
Quanto soro usar no conta-gotas ou na seringa, por idade?
- Até 1 mês – 1 ml
- De 2 a 6 meses – 5 ml
- De 6 meses a 1 ano – 5 a 10 ml
- A partir de 1 ano – 10 ml
Quantas vezes por dia é preciso lavar o nariz do bebê?
De acordo com Roberta, se a criança não tem catarro, lavar o nariz uma vez ao dia pode ser suficiente. Já se a criança estiver congestionada, pode fazer de duas a cinco vezes ao dia, sem problemas.
O bebê chora toda vez que eu tento lavar o nariz dele. O que fazer?
No começo, seu filho pode até estranhar, mas, com o tempo, se você fizer isso diariamente, ele se acostuma. “Insira na rotina, como escovar os dentes”, recomenda Roberta. Para as crianças maiores, ajuda se você usar brinquedos, como bonecas, para simular a lavagem, em um momento descontraído. Faça também em você. Assim seu filho vê que é rapidinho e não tem nenhum problema.
Higienizar a seringa é importante!
Não adianta lavar o nariz do bebê, se a seringa estiver contaminada. Para evitar a formação de fungos, você precisa desmontar as peças e lavar bem com água e sabão após cada uso. Depois, seque tudo separadamente. Armazene a seringa em um lugar seco, sem umidade. Evite gavetas e armários fechados. A dica de Roberta é deixar um copo ou potinho com as seringas sobre a pia do banheiro, como os de escovas de dente. Assim elas ficam ao ar livre e, de quebra, sempre à vista, para você lembrar de fazer a higiene nasal.
Quer saber mais? BabyHome tem uma newsletter gratuita, para você saber como seu bebê se desenvolve na barriga, semana a semana. Saiba como assinar aqui.