Quando o frio chega, haja coragem para tirar a roupa do bebê e dar banho nele. Será que está muito desconfortável? Ele vai ficar resfriado? É melhor fazer isso durante o dia ou no fim da tarde, antes de colocá-lo para dormir? Aqui, tudo o que você precisa saber sobre como dar banho no bebê nos dias frios.
O bebê precisa tomar banho todos os dias, mesmo no inverno?
Quando está muito frio, dá mesmo vontade de deixar o banho para lá e adiar a questão. A boa notícia é que o recém-nascido raramente sua ou se suja o suficiente para precisar entrar na banheira ou no chuveiro diariamente, segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP). O importante, nos primeiros meses, é fazer a troca de fralda sempre que necessário e manter a região íntima higienizada. Se puder, lave o bumbum do seu filho, quando ele fizer cocô. Se não der, use algodão com água morna nos dias de temperaturas mais baixas. Depois, na fase em que o bebê começa a comer alimentos sólidos e engatinhar, ele deve, sim, tomar banhos diários, embora não seja um grande problema pular um dia ou outro, se ele não estiver tão sujo.
Qual é o melhor horário para dar banho no bebê nos dias frios?
O melhor é aproveitar os horários com temperatura mais amena, do meio da manhã até o início da tarde, mas isso não é regra. Mais importante que o relógio é que a experiência seja confortável e agradável. Se o bebê estiver nervoso, agitado, com fome ou com sono, por exemplo, pode ser estressante e demorar ainda mais. Desse jeito, você expõe seu filho ao frio por mais tempo. Muitas famílias também preferem deixar o banho para mais tarde, porque ajuda o bebê a relaxar antes de dormir. Se for o seu caso, tudo bem. Apenas observe a temperatura da água, evite correntes de vento e deixe a toalha e a roupinha à mão para vesti-lo mais rápido no final.
Como preparar o ambiente?
Ao dar banho no bebê, feche as janelas e as portas para evitar correntes de ar. Isso pode ajudar seu filho a ficar mais quentinho e confortável. Antes de tirar a roupa dele, acerte a temperatura da água (veja abaixo), e lembre-se de deixar tudo separado, como a toalha, a fralda e a roupa que ele usará depois. Se possível, deixe uma fralda e uma roupa extra, além de água morna e algodão, para o caso de um xixi inesperado na hora da troca. Bebês adoram fazer surpresa nessas horas!
A temperatura da água deve estar mais quente que o normal?
Não. Quando está frio, o primeiro impulso é querer aquecer mais a água do que de costume, mas isso pode ser perigoso e causar queimaduras. O ideal é que a temperatura fique entre 36ºC e 38ºC, no máximo, para não causar desconforto ou até queimaduras na pele. Você pode usar um termômetro (existem vários disponíveis em lojas de artigos para bebês) ou até mesmo o seu cotovelo ou o dorso da mão. Se você se sentir confortável, a temperatura está adequada. Coloque primeiro a pontinha do pé do bebê na água, em vez de submergi-lo por inteiro de uma vez. Caso a temperatura esteja desconfortável, ele vai chorar.
Pode usar aquecedor no ambiente?
O aquecedor pode, sim, ser usado para esquentar o ambiente, desde que com cuidado. Mantenha o aparelho longe da água e do bebê, para evitar acidentes elétricos e queimaduras. O ideal é ligá-lo um pouco antes no banheiro ou no quarto onde você dará o banho, para a temperatura geral ficar mais confortável. Evite usá-lo por muito tempo, depois do término do banho, para não ressecar o ar e as vias aéreas.
Não tenho aquecedor, e agora?
Uma dica para quem não tem aquecedor é deixar o chuveiro ligado em temperatura mais quente um pouquinho antes de entrar com o bebê no banheiro e despí-lo. Assim, o vapor da água já ajuda a esquentar um pouco o cômodo. Mas não abuse, para evitar o desperdício de água. Use um balde e reaproveite a água para o próprio banho do seu filho ou para outras finalidades, em casa.
Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.