Nós, da BabyHome, entendemos: é mesmo muito difícil deixar a criaturinha mais linda do mundo na escola, com os avós ou uma babá e sair para o trabalho. Afinal, após meses se dedicando quase exclusivamente ao seu filho, dói o coração ficar fora de casa justo no momento em que surgem as gracinhas e há uma maior interação. Mas, com planejamento, organização e atitude positiva, você tira de letra o fim da licença-maternidade e esse momento de retornar ao trabalho. Mesmo porque, se decidiu prosseguir com sua carreira, é porque ela tem um significado especial para você e sua família.
Acredite: as crianças sentem quando as mães estão bem, felizes, realizadas. Portanto, nada de alimentar a culpa. Em vez disso, invista energia e concentração em cada tarefa que desempenhar, seja uma brincadeira com seu filho no tapete, seja um projeto desafiador que precisa começar a fazer.
Dicas para quando retornar ao trabalho
Você não vira menos mãe por não estar com ele 100% do tempo e perder talvez o primeiro passinho. Não é isso o que define a maternidade e o amor materno. Trabalhando fora ou não, todas as mães são mães em tempo integral. E, você vai ver, no começo vai ligar o tempo todo para saber se ele está bem. Com o tempo, você aprende a relaxar e entende que seu bebê é um indivíduo que tem as próprias experiências e aprendizados – e isso dá um orgulho!
Esqueça rótulos e, quando estiver com o seu filho, curta cada minuto. E não caia na armadilha de dar um presente ou um mimo para compensar a sua ausência durante o dia. Basta estar inteiramente com ele quando estiverem juntos, sem celular ou e-mail para responder ao chefe. Isso quer dizer: quando for brincar, dedique atenção integral a seu filho.
Quando ele crescer e entender melhor como funciona o mundo, vai sentir orgulho de ter como mãe uma mulher que não abdicou da realização pessoal e que fez escolhas conscientes.
Se a saudades apertar, tire alguns minutos para uma vídeo-chamada ou peça para quem estiver com ele enviar vídeos. Algumas escolas colocam fotos e vídeos na intranet ou até permitem acompanhar à distância.
Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.