9 de maio de 2024
- Publicidade -
ON Run Tudo Corrida

Entenda a linguagem dos corredores

Professor Ronaldo Dias fala sobre as diferentes terminologias do universo da corrida

Todas as tribos têm o seu vocabulário, não é mesmo? Quem gosta de carro costuma falar logo de cara: “não tente fazer todo mundo feliz, você não é um Maverick”. E, se você estiver com um grupo de boleiros, vez ou outra vai ouvir alguém falar que determinada pessoa “corre igual a um jogador”. 

Até mesmo as profissões possuem seus vocabulários próprios, com gírias e termos que podem parecer estranhos para quem está de fora do meio. Pensando nisso, elaboramos um e-book com todas as terminologias disponíveis no nosso curso “Corrida não é só correr”. Afinal, ler também é um exercício. 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE?
Ficar por dentro das terminologias do universo é importante para que você se familiarize e se enturme logo nos primeiros treinos. Como dizem os jovens, para não ficar “boiando” nos assuntos! Confira algumas expressões a seguir: 

PACE
Pace é o ritmo que o atleta percorre em uma determinada distância. Por exemplo, se você correr 10 quilômetros em 60 minutos, seu pace médio será de 6 minutos por quilômetro. Existe também o pace de treino, de prova e por aí vai.  

 

LEIA TAMBÉM  

Corrida é o esporte preferido de atletas amadores e profissionais 

Fique por dentro dos cuidados necessários na corrida de rua

- Publicidade -

É muito importante saber qual é o seu pace, pois ele vai te ajudar a fazer treinos mais fortes ou fracos, de forma segura. Também vale destacar que o seu ritmo provavelmente sofrerá alterações em função da altimetria do percurso. 

ALTIMETRIA
Todo percurso tem uma altimetria, ou seja, as subidas e descidas durante uma prova.
A altimetria é importante para programar os treinos e, principalmente, elaborar estratégias de provas. A São Silvestre, por exemplo, tem uma parte final muito pesada na temida Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Se o corredor não administrar seu pace na parte inicial, certamente terá muitas dificuldades nesta parte final da prova. 

Conhecer a altimetria do percurso é fundamental para realizar uma ótima prova e ter o resultado dentro do previsto. Por isso, seu pace tem uma relação direta com a altimetria do percurso ou do treino a ser realizado. 

E aí, gostou do nosso conteúdo? No próximo texto falaremos sobre longão, rodagem e o tão sonhado RP. 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Conselho de Segurança da ONU rejeita resolução russa sobre guerra de Israel

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress