O ovo é considerado um dos alimentos mais completos, pois contém praticamente todos os nutrientes necessário para o funcionamento do corpo. E isso vale também para quem pratica atividade física. Afinal, nem só de carboidrato vivem os corredores.
O ovo traz o bônus de ser uma excelente fonte de proteína a um preço acessível. Mesmo assim, ao longo dos anos, esteve envolvido em polêmicas sobre o seu consumo. Por conta isso, o Instituto Ovos Brasil listou respostas para 10 dúvidas sobre esse alimento.
1 – Quais os benefícios do alimento ovo?
O ovo é um alimento saboroso e acessível. Excelente fonte de proteína e uma combinação de nutrientes muito importantes para a saúde do organismo, tais como vitaminas, minerais, carotenóides que possuem ação antioxidante e gorduras mono e poliinsaturadas.
2 – Qual o valor calórico do ovo e o porquê pode ser importante para dieta?
O ovo possui por volta de 70 calorias. É um alimento rico e com excelente propriedade nutricional. A presença de proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e carotenóides luteína e zeaxantina podem melhorar a qualidade da alimentação e incrementar a dieta.
3 – Existem estudos que associam emagrecimento ao consumo do ovo?
Sim, alguns estudos foram realizados com o objetivo de avaliar o consumo do ovo no café da manhã e o poder de saciedade. O que se verificou é que a proteína do ovo proporciona saciedade e pode estar relacionado à liberação de hormônios da saciedade. Então, quando é consumido no café da manhã, proporciona satisfação evitando beliscos ao longo do dia.
4 – Por que o ovo é tão importante para a alimentação?
O ovo é uma fonte de proteína importante e possui na sua composição vitaminas, minerais, carotenóides, luteína e zeaxantina e pode contribuir para uma alimentação mais saudável. Além disso, o ovo é um alimento prático e versátil, muito apreciado pela população e muito acessível.
5 – Se o ovo possui colesterol, ele não seria o responsável pelo aumento do colesterol no corpo humano?
Cerca de 70% do colesterol circulante é produzido no fígado e apenas o restante advém da ingestão alimentar. O fígado é o grande produtor de colesterol do corpo. Isso porque, o colesterol é um tipo de gordura fundamental para o bom funcionamento do organismo, ele é matéria prima para a produção de hormônios sexuais, vitamina D, participa da estrutura de todas as células, principalmente cérebro e ainda é matéria prima para a produção de secreção biliar, que vai atuar no intestino como se fosse um detergente melhorando a digestão e absorção de gorduras. O desequilíbrio do organismo, alimentação irregular, excesso de gorduras saturadas, deficiência de fibras são alguns fatores externos relacionados ao aumento do colesterol.
6 – O ovo possui algum nutriente importante que justifique o seu consumo?
O ovo é um dos poucos alimentos que contém na composição vitamina D. É também rico em colina, um nutriente responsável pela condução de impulsos nervosos e formação do centro da memória. Possui também de forma expressiva selênio, um mineral antioxidante e ainda todo um composto antioxidante — vitamina A,E, Mg, Zn.
LEIA MAIS:
Carboidratos: inimigo ou aliado? Nutricionista responde
7 – Há um limite de consumo diário de ovos?
Um estudo publicado este ano mostrou que o consumo de 2 a 3 ovos / dia aumenta o colesterol bom e cresceu também a luteína plasmática, melhorando a saúde dos olhos. Diversos estudos mostram que o consumo de 1 ovo/dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e nem acidente vascular cerebral, além de melhorar os índices nutricionais em geral. Além disso, estudo realizado pela American Academy of Pediatrics no Equador, aponta que o consumo de ovos foi essencial para o crescimento de bebês em situações de risco.
Diversos estudos mostram que o consumo de 1 ovo/ dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e nem acidente vascular cerebral, além de favorecer um melhor aporte de nutrientes para o organismo. Já outro estudo realizado com uma dieta plant based, e a ingestão de 2 ovos diários não promoveu alterações na saúde metabólica. Um dos estudos realizados por Di marco e colaboradores mostrou que o consumo de 2 a 3 ovos diariamente melhorou a fração HDL (também conhecido como “colesterol bom”) e aumentou os níveis de luteína e zeaxantina séricas.
8 – A proteína do alimento está contida somente na clara?
A proteína do ovo está distribuída na clara e gema. O ovo possui em torno de 6g de proteína, em torno de 3.6g na clara e 2,7g na gema.
9 – Existe diferença entre ovos brancos e vermelhos?
A coloração da casca do ovo está relacionada à raça da galinha. Na prática, não existem diferenças na composição nutricional entre os dois tipos de ovos.
10 – Existe diferença entre ovos comerciais e caipiras?
A diferença entre os ovos comerciais e caipiras está na forma de manejo da galinha poedeira. Logo, não há diferença na composição nutricional dos ovos.