A corrida de rua está entre as atividades físicas mais populares do Brasil, praticada em diferentes distâncias e percursos, de provas dos 5 km aos 42 km da maratona. Não é exagero dizer que correr está na moda. Uma tendência que não surgiu agora e chegou para ficar, trazendo saúde, qualidade de vida, superação pessoal e diversão.
Como tudo na vida, é preciso saber para fazer bem-feito. Existem medidas recomendadas para termos os reais benefícios e evitar possíveis lesões e contratempos. ON RUN organizou algumas dicas e recomendações para você executar seus treinos com segurança e aumentar a possibilidade de melhoras no desempenho, evitando possíveis contusões e desconfortos.
PASSO 1 – Respeitar as planilhas de treinamento
Após a realização dos exames e avaliação física, o treinador terá informações importantes para a prescrição dos treinos. Ele prescreve a planilha levando em conta aspectos individuais como peso, tempo de treinamento, resultado dos testes, objetivos propostos, etc.
Alguns corredores acham que podem seguir sua planilha de qualquer forma, não respeitando volume, intensidade, pausa, pace, progressão de cargas e principalmente os dias de descanso. Isso é um erro que pode prejudicar o desempenho.
PASSO 2 – Evitar evoluir rápido demais
Na fase inicial, os ganhos são rápidos, até porque você era sedentário. A melhora no desempenho é percebida logo nas primeiras semanas, o que gera a tentação de aumentar o volume e a intensidade dos treinos.
O recomendado é que a evolução seja entre 10% a 15% do total a cada duas ou três semanas, lembrando que não é isso uma “receita de bolo” e pode variar de pessoa para pessoa e de um período de treino para outro. Intercalar os treinos de corrida com caminhadas é uma boa opção nesse início.
PASSO 3 – Não competir além da conta
Atualmente, a corrida ficou bem mais comum. Existem eventos esportivos que fazem promoções para quem participar de várias etapas e os corredores acabam usando as competições como treino, sendo que o ideal é se preparar para participar das competições.
A participação em provas de corrida deve ser feita de forma planejada. Em alguns casos, as competições podem entrar como parte da preparação para um objetivo maior.
PASSO 4 – Descansar após os treinos
Mais importante que o treino é o descanso, principalmente para atletas amadores que não têm muito tempo para descansar. É no descanso que acontece a síntese proteica, responsável por criar adaptações necessárias para melhorar a performance.
Para cada treino mais intenso, deve haver um dia de treino mais leve e até mesmo um dia de descanso. É durante os períodos de descanso, entre um treino e outro, que acontece a recuperação e a construção muscular.
PASSO 5 – Dar atenção a técnica
A parte técnica é muito importante. Sua função é auxiliar o corredor a economizar energia e evitar possíveis lesões, uma vez que o movimento fica mais limpo e, com isso, os músculos gastam menos energia para desempenhar uma determinada função.
Os principais especialistas de corrida orientam que os atletas busquem um professor para ajudar a realizar e corrigir o movimento, possibilitando a melhora do desempenho.