11 de maio de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Saiba quem é Mama Cax, modelo negra homenageada pelo Google

Para celebrar o Mês da História Negra, Google estampa no Doodle a modelo haitiana-americana Mama Cax

 

Quem foi Mama Cax, modelo negra homenageada pelo Google com um doodle (Foto: Divulgação)

Quem foi Mama Cax, modelo negra homenageada pelo Google com um doodle (Foto: Divulgação)

 

 Nesta quarta-feira (8), o Google fez uma homenagem a modelo haitiana-americana Mama Cax. Para celebrar o Mês da História Negra, foi estampado no Doodle a modelo que também era uma ativista pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência. A homenagem acontece no dia em que completa-se quatro anos de sua estreia nas passarelas durante a Semana de Moda de Nova York.

A modelo nasceu nos Estados Unidos e cresceu no Haiti. Aos 14 anos, foi diagnosticada com câncer ósseo e pulmonar. Por conta do câncer, Mama Cax precisou ser submetida a uma cirurgia de substituição de quadril, que resultou na amputação de sua perna direita. Apesar do choque inicial, ela passou a se aceitar melhor depois de um tempo, começando a usar sua prótese como mais uma forma de se afirmar socialmente. 

 

LEIA MAIS: 
João Rock: mais de 30 atrações estão confirmadas no Festival
 

- Publicidade -

Dania Mendez pode ser aposta de Boninho para entrar no BBB 23

A ativista começou a usar capas protéticas estilosas, “incorporando como parte de seu estilo pessoal”, diz o Google em uma publicação sobre o Doodle. “Ela também começou a expressar seu amor pela moda e estilo com roupas coloridas, tinturas de cabelo e maquiagem ousada”, continua.

Cax também se dedicou ao atletismo, aprendeu a andar de bicicleta e chegou a correr a Maratona de Nova York.

Diante das possibilidades que o seu ativismo lhe dava, Mama Cax começou a usar as redes sociais para divulgar suas ideias e ajudar a melhorar a autoestima de mulheres negras e pessoas com deficiência, publicando regularmente e defendendo a inclusão no mundo da moda.

- Publicidade -

Em 2017, fez sua primeira incursão na indústria da moda em uma campanha publicitária. No ano seguinte, posou para a capa da Teen Vogue e em 2019 desfilou nas semanas de moda de Nova York em fevereiro e outubro.

Ainda em 2019, faleceu por conta de complicações causadas pelo câncer. 

 

VEJA TAMBÉM: 
Esposa de Joe Biden e marido de Kamala Harris se cumprimentam com beijo na boca

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress