19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Elas

Como recuperar o desejo sexual?

Naiara Mariotto é psicóloga, psicoterapeuta, terapeuta cognitivo-comportamental, sexóloga, especializada em equilíbrio emocional e relacionamentos, e atua em Araraquara há 14 anos

 

A libido, ou desejo sexual, é algo completamente natural em todos os seres humanos. O que não é natural, é quando notamos que a libido para de existir no nosso dia a dia. Isso é bastante comum em pessoas de todos os gêneros e idades, e pode ocorrer pelos mais diversos fatores. 

Alguns desses fatores podem ser físicos, como o próprio envelhecimento, as disfunções hormonais e até o uso de medicamentos que podem causar alterações hormonais. 

E, além disso, os fatores psicológicos também são causas muito comuns. Problemas conjugais, monotonia entre o casal, excesso de preocupações, depressão, ansiedade, estresse, falta de sintonia com o parceiro. Tudo isso pode influenciar (e muito) no seu desejo sexual!  
 
LEIA TAMBÉM 
Relacionamento: como reconstruir uma vida a dois
 

Ansiedade está mais presente do que gostaríamos em nossas vidas 
 
Confira dicas de como valorizar ainda mais a sua imagem  

 
  

 

Como consequência desse misto de sentimentos que a falta de libido pode causar, ainda podemos sofrer com muita insegurança e baixa autoestima, afinal, muitas pessoas passam a se sentir insuficientes e não sabem lidar com a situação. 

- Publicidade -

O primeiro passo é se perguntar qual é o fator que está interferindo no funcionamento normal do seu corpo. 

Caso seja um fator físico, a melhor opção é sempre buscar um médico de sua confiança, que poderá fazer exames, indicar o melhor tratamento e encontrar alternativas para você recupere o máximo da normalidade.
 
Já com os fatores psicológicos, o cuidado deve ser com a sua mente, mais do que com o corpo.
 
Melhorar a sua relação cotidiana com o parceiro, com muito diálogo e sinceridade, tentar ter momentos de descanso e relaxamento profundos, retomar a terapia e tentar lidar com as suas preocupações da melhor forma possível são algumas ações simples que podem te ajudar nesse processo. 

Nunca descarto, também, uma terapia de casal caso seja esse o fator determinante. Esse tipo de tratamento é extremamente saudável para todos os envolvidos, e permite que o casal tenha uma reconexão ainda mais forte e cuidadosa! 

Existem muitas formas de lidar com a perda de libido, e você deve encontrar aquela que te deixa mais confortável e confiante! 
 
– Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Tudo EP.

Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress