19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Elas

Moda e estilo, você sabe qual a diferença?

Roberta Andrioli é influênciadora digital, mora em Ribeirão Preto e ama falar sobre moda, elegância, life style e idade madura

Moda e estilo, você conhece a diferença?

Muitas pessoas confundem, ou não sabem o exato significado dos dois conceitos. O conhecimento é fundamental para que as pessoas se libertem de padrões, que podem muitas vezes atrapalhar na hora de desenvolver uma imagem pessoal, ou, pode até levar às compras erradas e desnecessárias. 
  
Trago abaixo duas definições básica:

Estilo é um conjunto de fatores, como a nossa personalidade, preferências, crenças, experiências e tudo mais que diz respeito à nossa essência. 

Moda é uma tendência de vestimenta alinhada a um tempo e reflete o comportamento da sociedade dentro dos contextos em que a mesma está inserida. 
 
LEIA TAMBÉM 
Confira 4 dicas para fazer maquiagem na pele madura
Me tornei mãe: a busca pela escola do meu filho!
Relacionamento: como reconstruir uma vida a dois

 
Mas vamos nos aprofundar mais um pouco…
 
A moda tem a ver com tempo tempo que estamos vivendo ou que se viveu. Moda é uma forma de expressão que combina muitos detalhes, mas que está sempre ligada a uma realidade. Hoje, por exemplo, são trabalhados na moda os conceitos de funcionalidade, de praticidade e de versatilidade. Isso porque a mulher moderna precisa de uma roupa que a vista nas mais diversas ocasiões em um mesmo dia. 

Passamos por um período de pandemia, onde as roupas mais procuradas eram as confortáveis, com cara de pijama, de tecidos macios. Hoje no pós-pandemia, ou melhor, com a pandemia controlada, vemos a necessidade de usar roupas que remetem a momentos festivos, como o brilho, a transparência, os recortes estratégicos e com cores vibrantes. 

Porém, a grande preocupação de “estar na moda” faz com que as pessoas, muitas vezes, se tornem escravas das tendências – ou até mesmo viciadas em compras. E, também por este motivo, as pessoas acabam confundindo os termos “moda” e “estilo  

O “estilo” está muito ligado ao seu poder de escolha e sua personalidade. Ele representa a sua imagem: é criado a partir da sua identidade e acaba refletindo a sua personalidade e estilo de vida.  

- Publicidade -

 

Porém, isso não significa que o estilo é algo engessado, que nunca muda ou evolui. Passamos por diversas mudanças na vida, de comportamento, gostos, tipo físico, condição financeira, objetivos profissionais e até mesmo a idade não temos como escapar do tempo. 

Estilo é algo que já é seu ou está dentro de você. Tem a ver com seu jeito, características, gostos pessoais, estilo de vida, humor, estado de espírito e tudo que te constitui. Nosso estilo pode sofrer influência de moda ou tendência mas nós não usamos a moda ou a tendência se não fizer sentido pra nós ou nosso estilo, entende? É quando você sabe quem é, sua verdadeira identidade, sem se deixar afetar pelo meio. É quando você usa e ponto, se está na moda ok e se não está ok também. Se for tendência legal, se não for não tem problema, 

“Estilo é dizer quem você é sem precisar falar nada.”
 
Você é quem deve usar as roupas, e não deixar que as roupas usem você. Usando esta reflexão, é possível entender que quem adota um estilo único para si acaba passando uma imagem de credibilidade, segurança e auto confiança. 

- Publicidade -

Para facilitar a compreensão, vale ressaltar que na moda, consideramos sete tipos de estilos universais:   

– Clássico,  

– Romântico,  

– Elegante,  

– Dramático,  

– Criativo,  

– Esporte e  

– Sexy.   

No geral, cada pessoa possui influência de três deles mais ou menos e acaba, mesmo que inconscientemente, criando composições com suas características.  

Vamos entender um pouco de cada estilo?
 
O estilo clássico é aquele ligado ao que é tradicional e atemporal na moda. Linhas retas, cores neutras, peças essenciais A mulher que segue esse estilo normalmente gosta de peças da alfaiataria, com um bom tecido, capaz de durar muito tempo mesmo se usado com frequência na rotina.

A feminilidade e delicadeza reinam no estilo romântico. Ele é o preferido das mulheres amáveis, doces e gentis, que adoram usar vestidos, que dão preferência para as estampas igualmente adoráveis, como as floridas ou as delicadas, como os poás, feitas principalmente na cor de rosa. 

O estilo elegante preza por sofisticação, classe, glamour e finesse. Na hora de montar o visual, a mulher elegante se veste de forma clássica moderna, usa alfaiataria, mas brinca com as cores. Elas são confiantes e isso transparece no visual!  

No estilo dramático, os tons escuros mais intensos se misturam aos tons claros mais reluzentes. Todas as linhas, formas e silhuetas fogem do padronizado. Maxi brincos, maxi colares, maxi pulseiras, pedras vermelhas que são vistas de longe, são seus
acessórios favoritos, 

O estilo criativo é o preferido das mulheres artísticas, que amam usar a imagem para comunicar um pouco de quem são. Com ele, o visual é alegre e expressivo, cheio de formas, estampas e combinações. Ele comunica alegria e muita energia positiva!  

Quem segue o estilo esporte coloca sempre o conforto e a praticidade em foco. Por isso, usam peças mais soltas e fresquinhas. O salto alto dá lugar para o tênis, as saias justas abrem espaço para a calça jogger e as blusas glamurosas são substituídas por aquelas peças que são práticas, que protegem do clima e que não incomodam.  

O estilo sexy é o preferido das mulheres que estão muito bem com seus corpos e mostram isso com seu visual. Nele, as formas do corpo são bem evidenciadas pelas peças de sua composição. É um estilo bastante feminino, assim como o romântico, mas que se diferencia dele por ser carregado de atitude e atrevimento. Os acessórios também são usados para evidenciar isso, como os colares que se combinam com decotes marcados e chamam a atenção para o busto. 

Agora ficou mais fácil entender que o Estilo reflete quem você é.

A questão então, é usar a MODA de forma INTELIGENTE! Estamos em momento de discutir pluralidade, o mesmo dá certo p todos? Não precisamos usar tudo o que está na moda, mas podemos escolher dentro da moda, aquilo que nos faz sentido, que nos identifica, nos valoriza. 

Mas se fizer questão de estar em dia com as últimas tendências, talvez você possa adquirir somente um acessório, ou uma peça que remeta à moda, não precisa ser o look inteiro… 

Assim, você traz uma atualização para o visual sem ter que tomar banho de uma moda fast e descartável. Não se esqueca, a Moda passa, o Estilo permanece! 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Tudo EP.

LEIA MAIS
Camiseta branca: veja três looks estilosos com essa basiquinha!

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress