16 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Cult

Quem inventou o Dia da Mentira no Brasil?

Prática de contar mentiras na data se popularizou no Brasil com brincadeira relacionada ao então regente Dom Pedro 1º; confira

Pinóquios, bonecos
Essência da data é brincar com as pessoas contando inocentes mentiras (Foto: Pexels)

O Dia da Mentira tem origem na França, no século XVI, mas a data se popularizou pelo mundo. A tradição de contar mentiras no primeiro dia de abril é tão presente na cultura brasileira que até parece uma brincadeira nacional.

No Brasil, porém, a prática se tornou popular somente no século XIX, três séculos depois de sua origem, segundo a Agência Brasil.

LEIA MAIS

Qual a origem do Dia da Mentira?

Brasileiros preferem desprezar data do golpe de 1964

Quem inventou o Dia da Mentira no Brasil?

A tradição de pregar peças no Dia da Mentira chegou ao Brasil em 1828, por causa da publicação do jornal mineiro “A Mentira”, em que a capa anunciava a morte de Dom Pedro 1º exatamente no dia 1º de abril.

- Publicidade -

Porém, o que se sabe é que, não só o regente estava vivo na data, como também viria a morrer muitos anos depois, em 24 de setembro de 1834, na Europa, mais especificamente no seu país de origem, Portugal.

Com a presença da internet na vida dos brasileiros, a brincadeira segue forte, mas é sempre bom ressaltar que é importante avisar sua vítima que ela “caiu no 1º de abril”.

*Sob supervisão de Marcos Andrade

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Ministro dos Direitos Humanos alerta para combate às fake news sobre Marajó

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e nA Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress