30 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Elas

Relacionamento: como reconstruir uma vida a dois

Naiara Mariotto é psicóloga, psicoterapeuta, terapeuta cognitivo-comportamental, sexóloga, especializada em equilíbrio emocional e relacionamentos, e atua em Araraquara há 14 anos

É um fato que, ao menos uma vez na vida, experimentamos a sensação de que nosso relacionamento não vai bem. Essa sensação pode surgir com mudanças de comportamento por parte do parceiro, como o distanciamento, a indiferença diante de coisas que antes eram importantes para o casal, a falta de carinho, a escassez de palavras amáveis, a ausência de relações sexuais e até a percepção de que o par não torce pelas nossas conquistas como no início. 

Eu sei que, a partir do momento em que percebemos que existe um problema no relacionamento, sentimos o impulso de buscar os primeiros sinais do fracasso. Mas talvez essa não seja a melhor forma de recuperar o brilho dessa relação. 

Primeiramente, é importante identificarmos como e por que essa relação parou de suprir suas necessidades e as necessidades do seu parceiro.

É muito natural que as duas pessoas envolvidas em um relacionamento criem expectativas imensas a respeito do outro, e idealizem uma imagem daquela pessoa que não é ela de verdade. E essa é fórmula perfeita para causar muita frustração.   

 
LEIA TAMBÉM 
Confira dicas de como valorizar ainda mais a sua imagem 
Adoção: os desafios no processo de adaptação 
Aprenda a fazer umectação capilar para cabelos ressecados em casa

Você não vai se tornar a pessoa que seu parceiro idealizou, e ele também não se tornará aquela pessoa que está no seu imaginário.  
Estar ciente dos limites, dos desejos, das prioridades e das necessidades de cada um é o primeiro passo para um relacionamento saudável.  

 

 


 

- Publicidade -

E não pense que um relacionamento saudável é aquele em que as duas pessoas não discordam em nada, e vivem em uma simetria perfeita de ideias e hábitos. Uma relação só é saudável quando, em meio às diferenças que com certeza vão existir, existe equilíbrio, respeito, parceria e vontade de fazer dar certo apesar de todas as diferenças. 
  

TENHA CUIDADO 

Por isso, a melhor forma de manter o seu relacionamento sempre firme e forte é, com certeza, ter cuidado. Tanto com o seu parceiro quanto com você mesma. 

Cuidado com as idealizações, com as cobranças, com os limites, com os valores, com os julgamentos a respeito do passado, com a necessidade de alfinetar e provocar. 

- Publicidade -

Dando a devida atenção a todos esses pontos, e tendo diálogos constantes e sinceros com o seu par a respeito deles, é hora de retomar velhos hábitos que eram prazerosos para o casal. 

De forma leve e natural, voltar àquele restaurante que traz boas lembranças, revisitar lugares que foram o cenário de momentos felizes e, acima de tudo, dar o seu melhor para atravessar as fases difíceis. 

Mas, se mesmo assim as coisas continuarem difíceis demais, talvez seja importante rever o futuro dessa relação. 

Afinal, nenhum relacionamento é perfeito, mas o amor não deve ser dolorido nem causar sofrimento. 
 
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Tudo EP. 
 
LEIA MAIS 
Ansiedade está mais presente do que gostaríamos em nossas vidas

Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress