Nesta sexta-feira (11) é comemorado o aniversário de 123 anos da Associação Atlética Ponte Preta e a Câmara de Campinas homenageou o clube nesta quinta-feira (10), com a concessão do Diploma de Mérito Esportivo “Sérgio José Salvucci”, um dos maiores cronistas esportivos de Campinas e que fez história nas rádios locais. Veja a história do clube:
Fundada por alunos do Colégio Culto à Ciência que praticavam futebol no bairro da Ponte Preta, o time é um dos clubes pioneiros na luta contra o racismo no futebol nacional. Conhecido como “Macaca“, pelo seu mascote que simboliza a luta pela igualdade, a instituição foi a primeira a contar com um jogador negro em seu elenco, o que então destoava do elitismo do esporte em seus primórdios no Brasil. A Ponte também tinha pessoas pretas entre os fundadores.
Em sua história, a Ponte Preta conquistou um vice-campeonato Sulamericano, dez títulos campineiros, quatro títulos do Campeonato do Interior e quatro títulos da Série A2 do Campeonato Paulista, incluindo o de 2023. Outras campanhas de destaque incluem sete vice-campeonatos do Campeonato Paulista, terceiro lugar no Campeonato Brasileiro (1981), terceiro lugar na Copa do Brasil (2001) e dois vices no Campeonato Brasileiro da Série B (1997 e 2014).
COMEMORAÇÃO DA TORCIDA
Para homenagear a data, torcedores se reuniram em frente ao estádio Moisés Lucarelli, na noite desta quinta-feira (10) e, com churrasco, samba e fogos, fizeram a festa.
LEIA TAMBÉM
Ponte Preta: Lucas Nathan pode virar titular do time
Ponte Preta mantém busca por reforços na Série B
NOVA CAMISA
Para comemorar os 123 anos, o time também lançou, na semana passada, um novo uniforme.
O atacante Pablo Dyego foi o modelo para apresentar a nova camisa, toda preta e com o escudo e também outros detalhes (manga e gola) em dourado.
LEIA MAIS
Ponte Preta tem duas goleadas por 8 a 1 em sua história, veja!