14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dérbi Campineiro

Brinco de Ouro da Princesa já foi casa da Seleção Brasileira

Campinas foi a primeira cidade do interior de São Paulo a receber um jogo da Seleção Brasileira principal, que já atuou também no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em 1993

 

Palco de jogos emocionantes, o Brinco de Ouro da Princesa já recebeu um jogo oficial da seleção brasileira. No dia 5 de maio de 1990, o Brasil enfrentou a Búlgaria em amistoso preparatório para a Copa do Mundo e venceu por 2 a 1, com gols de Müller e Aldair. Cerca de 51.700 torcedores estiveram presentes e cravaram o segundo maior público do estádio. 

Campinas foi a primeira cidade do interior de São Paulo a receber um jogo da Seleção Brasileira principal, que já atuou também no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em 1993. Na ocasião, o Brasil empatou com a Polônia, em amistoso, por 2 a 2. 

Cria do Guarani, Careca estava jogando em casa e deu bela assistência para deixar Müller na cara do gol. O ex-atacante do São Paulo e Palmeiras abriu o placar logo aos oito minutos. A dupla ganhou nova chance entre os titulares devido aos desfalques dos lesionados Bebeto e Romário. Outro que desfalcou a seleção foi Dunga, que também estava contundido.  
 
LEIA TAMBÉM 
Moisés Lucarelli já recebeu seleção de Portugal e Cristiano Ronaldo

Dérbi centenário ficou marcado por expulsões, pênalti perdido e gol no fim!

“Foi uma experiência muito interessante. Estava em casa representando meu país. Não tinha como não me sentir à vontade. Não fiz gol, mas pude dar o passe para o Müller e consegui ajudar minha equipe a sair com a vitória. Foi um misto de sentimentos e uma experiência muito positiva”, disse Careca, em entrevista ao Tudo EP. 

A Bulgária cresceu após o gol brasileiro e empatou aos 15 minutos após falha no sistema defensivo. Kostadinov apareceu livre dentro da área e acertou um bonito chute, de primeira, superando o goleiro Taffarel.
 
O jogo continuou equilibrado com as duas seleções buscando o gol. O Brasil foi mais eficaz e voltou a marcar aos 35 minutos do segundo tempo. Jorginho cobrou falta pela direita na cabeça de Aldair, que testou firme para fazer 2 a 1. Depois, foi só segurar para confirmar o triunfo.
Na Copa do Mundo de 1990, o Brasil se classificou no primeiro lugar do Grupo C, vencendo Suécia (2 a 1), Costa Rica (1 a 0) e Escócia (1 a 0). Nas oitavas de final, no entanto, a seleção brasileira acabou caindo para a Argentina por 1 a 0. 

- Publicidade -

Confira as escalações do jogo da seleção brasileira diante da Bulgária, realizado no Brinco de Ouro:
 
Brasil: Taffarel, Aldair, Mauro Galvão e Ricardo Gomes (Ricardo Rocha); Jorginho, Alemão, Silas, Valdo (Tita) e Branco (Bismarck); Müller e Careca. Técnico: Sebastião Lazaroni. 

Bulgária: Valov, Dimitrov (Dochev), Ivanov, Bankov e Vasev (Lechkov); Yanchev, Todorov (Georgiev), Balakov, Yordanov; Kostadinov (Mihtarski) e Stoichkov (Panchev). Técnico: Ivan Vutsov. 
 
LEIA TAMBÉM 
Ponte tem recorde oficial de público em jogo com São Paulo, mas Pelé superlotou estádio em 70

Compartilhe:
Gaspar Martins

administrator
Formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, além de ser jornalista e possuir MBA em Gestão de Projetos. Faz parte da equipe do Grupo EP desde 2017, atualmente como Supervisor de Mídias Digitais. Tem experiência no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, trabalha em conjunto com uma equipe criativa e busca constantemente a inovação e as últimas tendências do setor.
- Publicidade -
plugins premium WordPress