Palco de jogos emocionantes, o Brinco de Ouro da Princesa já recebeu um jogo oficial da seleção brasileira. No dia 5 de maio de 1990, o Brasil enfrentou a Búlgaria em amistoso preparatório para a Copa do Mundo e venceu por 2 a 1, com gols de Müller e Aldair. Cerca de 51.700 torcedores estiveram presentes e cravaram o segundo maior público do estádio.
Campinas foi a primeira cidade do interior de São Paulo a receber um jogo da Seleção Brasileira principal, que já atuou também no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em 1993. Na ocasião, o Brasil empatou com a Polônia, em amistoso, por 2 a 2.
Cria do Guarani, Careca estava jogando em casa e deu bela assistência para deixar Müller na cara do gol. O ex-atacante do São Paulo e Palmeiras abriu o placar logo aos oito minutos. A dupla ganhou nova chance entre os titulares devido aos desfalques dos lesionados Bebeto e Romário. Outro que desfalcou a seleção foi Dunga, que também estava contundido.
LEIA TAMBÉM
Moisés Lucarelli já recebeu seleção de Portugal e Cristiano Ronaldo
Dérbi centenário ficou marcado por expulsões, pênalti perdido e gol no fim!
“Foi uma experiência muito interessante. Estava em casa representando meu país. Não tinha como não me sentir à vontade. Não fiz gol, mas pude dar o passe para o Müller e consegui ajudar minha equipe a sair com a vitória. Foi um misto de sentimentos e uma experiência muito positiva”, disse Careca, em entrevista ao Tudo EP.
A Bulgária cresceu após o gol brasileiro e empatou aos 15 minutos após falha no sistema defensivo. Kostadinov apareceu livre dentro da área e acertou um bonito chute, de primeira, superando o goleiro Taffarel.
O jogo continuou equilibrado com as duas seleções buscando o gol. O Brasil foi mais eficaz e voltou a marcar aos 35 minutos do segundo tempo. Jorginho cobrou falta pela direita na cabeça de Aldair, que testou firme para fazer 2 a 1. Depois, foi só segurar para confirmar o triunfo.
Na Copa do Mundo de 1990, o Brasil se classificou no primeiro lugar do Grupo C, vencendo Suécia (2 a 1), Costa Rica (1 a 0) e Escócia (1 a 0). Nas oitavas de final, no entanto, a seleção brasileira acabou caindo para a Argentina por 1 a 0.
Confira as escalações do jogo da seleção brasileira diante da Bulgária, realizado no Brinco de Ouro:
Brasil: Taffarel, Aldair, Mauro Galvão e Ricardo Gomes (Ricardo Rocha); Jorginho, Alemão, Silas, Valdo (Tita) e Branco (Bismarck); Müller e Careca. Técnico: Sebastião Lazaroni.
Bulgária: Valov, Dimitrov (Dochev), Ivanov, Bankov e Vasev (Lechkov); Yanchev, Todorov (Georgiev), Balakov, Yordanov; Kostadinov (Mihtarski) e Stoichkov (Panchev). Técnico: Ivan Vutsov.
LEIA TAMBÉM
Ponte tem recorde oficial de público em jogo com São Paulo, mas Pelé superlotou estádio em 70