14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dérbi Campineiro

Dérbis também foram marcados por gols contra, veja alguns

De 1960 até agora no dérbi campineiro, foram apenas seis os gols contra, para alívio de muitos jogadores, exceto para aqueles que arcaram com esse fardo

O futebol também reserva situações ingratas. O jogador está propício a ter lesões, a ter sua vida particular exposta e ainda convive com a possibilidade de fazer um gol contra em qualquer partida que disputar. O fato já é ruim por si só, mas quando acontece em um dérbi, o peso é muito maior. 

Já tivemos muitos gols contra inesquecíveis, como o de Oséas, na época do Palmeiras, em um clássico contra o Corinthians, em uma cabeçada fatal. Ou de Júnior Baiano, que encobriu o goleiro do Flamengo, seu time, no confronto contra o São Paulo. O zagueiro Escobar, inclusive, chegou a ser assassinado após fazer um gol contra que tirou a Colômbia da Copa do Mundo de 1994. 

O gol contra está presente também no dérbi campineiro. Guarani e Ponte Preta já se enfrentaram 203 vezes, marcaram 537 gols e, certamente, embora não seja tão comum, em alguns casos, jogadores colocaram a bola na rede contra seu próprio time. De 1960 até agora no dérbi campineiro, foram apenas seis os gols contra, para alívio de muitos jogadores, exceto para aqueles que arcaram com esse fardo. 
 
LEIA TAMBÉM 
Maior público do dérbi campineiro aconteceu no Pacaembu em 1979; veja vídeo 
Confira lances fantásticos de 6 dérbis emocionantes entre Guarani e Ponte

 

O último gol contra aconteceu no dia 5 de maio de 2018, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Após uma cobrança de escanteio e um desvio dentro da área, a bola bateu em Danilo Barcelos e entrou. A situação só não ficou ruim para o lateral porque a Ponte Preta virou contra o Guarani e saiu de campo com a vitória por 3 a 2.  

 
  

 

Do lado do Guarani, Fernando Gaúcho, jogador com passagem destacada pela equipe bugrina, também chegou a fazer um gol contra no empate por 2 a 2 com a Ponte Preta. O fato aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2009. Curiosamente, antes de fazer um belo gol contra de cabeça, o atacante havia inaugurado o marcador com um golaço de voleio. 

Outros dois jogadores da Ponte Preta fizeram gols contra. Em 23 de fevereiro de 2003, Izaias jogou contra o próprio gol, no ângulo, na derrota para o Guarani por 3 a 1. No dia 28 de maio de 1987, foi a vez de André Cruz fazer contra. Na ocasião, o clube alvinegro perdeu por 2 a 0. 

- Publicidade -

Antes de Fernando Gaúcho, o Guarani chegou a ter um gol contra marcado no dia 20 de julho de 1985 por Júlio César. Na ocasião, o dérbi campineiro terminou empatado por 1 a 1. Após um cruzamento rasteiro, ele tentou afastar, mas jogou contra seu próprio gol.
Chiquinho também viveu situação semelhante na derrota para a Ponte Preta por 3 a 0, no dia 20 de julho de 1980. Esse último uma lambança, Ângelo escorregou e já ia fazendo contra, mas a bola desviou em Chiquinho antes de entrar. 

Os gols contra de 1960 até hoje:
 
– Guarani 2 x 3 Ponte Preta – 05/05/2018 – Danilo Barcelos (jogador da Ponte) 

– Guarani 2 x 2 Ponte Preta – 08/02/2009 – Fernando Gaúcho (jogador do Guarani) 

– Ponte Preta 1 X 3 Guarani – 23/02/2003 – Izaias (jogador da Ponte) 

- Publicidade -

– Ponte Preta 0 x 2 Guarani – 28/05/1987 – André Cruz (jogador da Ponte) 

– Guarani 1 x 1 Ponte Preta – 20/07/1986 – Júlio César (jogador do Guarani) 

– Ponte Preta 3 x 0 Guarani – 20/07/1980 – Chiquinho (jogador do Guarani) 
 
LEIA MAIS  
Bugre e Macaca: conheça as histórias dos mascotes do Guarani e da Ponte

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress