Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série B, o Guarani terá que quebrar um longo tabu no Dérbi 204 para superar a Ponte Preta. O jogo, que acontecerá neste sábado, às 11h, será realizado no Estádio Moisés Lucarelli, palco no qual o time bugrino não vence desde 2009.
A última vitória do Guarani no estádio da Ponte Preta foi no dia 20 de junho de 2009, para um público de quase 13 mil torcedores, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, venceu por 1 a 0, com gol de Caíque, logo no minuto inicial da partida.
Naquele jogo, o Guarani teve os seguintes jogadores em campo: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Dão (Márcio Alemão) e Andrezinho; Nunes, Gláuber, Rodriguinho e Walter Minhoca (Adriano Gabiru); Caíque e Ricardo Xavier (Fabinho). Técnico: Vadão.
Já a Ponte Preta contou com: Gílson; Edílson, Gum, Dezinho e Pirão (Kim); Deda, Guilherme (Diego Sales), Tinga e Fabiano Gadelha (Evandro); Danilo Neco e Márcio Mexerica. Técnico: Pintado.
LEIA TAMBÉM
Confira vídeo com as 4 últimas viradas no dérbi de Campinas
Dérbi de Campinas transforma jogadores em grandes heróis; confira dois casos!
Treze anos se passaram desde a vitória do Guarani sobre a Ponte Preta por 1 a 0. Nesse período, eles se enfrentaram no Estádio Moisés Lucarelli em oito oportunidades, com cinco vitórias da Macaca e três empates.
O tabu começou no dia 16 de julho de 2011, quando a Ponte Preta venceu por 2 a 0, com gols de Ricardinho e Ricardo Jesus, perante a um público de mais de 17 mil torcedores, em jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Das cinco vitórias da Ponte Preta, a última foi no dia 05 de maio de 2021, pelo Campeonato Paulista, por 3 a 1. Moisés, duas vezes, e Paulo Sérgio marcaram para o time alvinegro, enquanto que Matheus Davó descontou. O jogo serviu para reabilitar a Macaca, que lutava contra o rebaixamento, e impediu que o Bugre confirmasse vaga antecipada para as quartas de final.
Já o último duelo entre os dois no Majestoso foi no dia 17 de setembro de 2021, também pela Série B. O jogo terminou com um empate sem gols e foi realizado com os portões fechados devido à pandemia da covid-19.
O tabu não é o único desafio do Guarani no dérbi 204. O time bugrino precisa vencer a todo custo para, quem sabe, deixar a zona de rebaixamento, já que ocupa a 17ª colocação, com 23 pontos. Já a Ponte está no 13º lugar, com 29.
Veja os resultados dos últimos confrontos entre Ponte e Guarani no Majestoso:
– Ponte Preta 2 x 0 Guarani – Série B
– Ponte Preta 1 x 1 Guarani – Paulistão
– Ponte Preta 0 x 0 Guarani – Série B
– Ponte Preta 3 x 0 Guarani – Paulistão
– Ponte Preta 1 x 0 Guarani – Série B
– Ponte Preta 2 x 0 Guarani – Série B
– Ponte Preta 3 x 1 Guarani – Paulistão
– Ponte Preta 0 x 0 Guarani – Série B
LEIA MAIS
Guarani e Ponte Preta têm 12 jogadores pendurados em rodada antes do clássico