O futebol moderno limita a capacidade de torcedores no estádio por vários motivos, como falta de segurança estrutural, brigas, dentre outros fatores. No entanto, Guarani e Ponte Preta já receberam grandes públicos em suas casas. O Bugre já colocou mais de 52 mil torcedores em um jogo com o Flamengo, enquanto a Macaca teve quase 40 mil diante do São Paulo.
O recorde de público do Brinco de Ouro da Princesa aconteceu no dia 15 de abril de 1982, quando o Guarani perdeu para o Flamengo por 3 a 2 e terminou o Campeonato Brasileiro na terceira posição. O campeão foi justamente o time rubro-negro, que derrotou o Grêmio na decisão.
O jogo entre Guarani e Flamengo, que valia uma vaga na final do Brasileirão, foi bem recebido pelo público, que compareceu em peso ao Brinco de Ouro. De quebra, puderam acompanhar um verdadeiro show. Logo aos três minutos, Jorge Mendonça aproveitou a cobrança de escanteio para acertar um voleio e abrir o placar para o Bugre.
LEIA TAMBÉM
Moda de técnicos estrangeiros? Guarani e Ponte Preta também tiveram
Dérbi centenário ficou marcado por expulsões, pênalti perdido e gol no fim!
Mas o Flamengo tinha Zico. O “Galinho” empatou aos 22 minutos ao completar de cabeça um cruzamento na medida de Júnior. A virada foi apenas no segundo tempo.
Também aos três minutos, Zico acertou um chute do meio da rua para colocar o time rubro-negro na frente no marcador.
Em vantagem, o Flamengo ficou à vontade no Brinco de Ouro e ainda viu um pênalti ser marcado por toque de mão de Almeida. Zico foi para a cobrança e fez o seu terceiro gol e o terceiro do time rubro-negro.
O Guarani, no entanto, não desistiu, continuou sendo empurrado por seus torcedores e diminuiu, aos 45 minutos, com Jorge Mendonça. Henrique chutou, Raul deixou passar e Jorge Mendonça só empurrou para o gol.
O Bugre ainda pressionou no fim, mas não conseguiu evitar a eliminação perante 52.002 torcedores no Brinco de Ouro da Princesa.
“Foi muito emocionante ver o estádio Brinco de Ouro da Princesa lotado e enfrentar o Flamengo de Zico. Não estávamos acostumados com grandes públicos, foi a primeira vez que vi o Brinco daquele jeito. Foi de arrepiar. O Zico vai ser sempre meu ídolo, mas esquecemos de tudo quando entramos em campo. Acabamos perdendo, mas foi um grande jogo”, disse Lúcio Bala, ex-atacante do Guarani.
Confira as escalações:
GUARANI – Wendell, Rubens, Jayme, Edson e Almeida; Éderson, Jorge Mendonça e Banana; Lúcio, Careca e Zezé (Henrique). Técnico: José Duarte.
FLAMENGO – Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Vítor); Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo Cezar Carpegiani.
LEIA MAIS
Dérbi centenário ficou marcado por expulsões, pênalti perdido e gol no fim!