26 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Esporte

Libertadores: Qual a dificuldade de jogar na altitude?

Flamengo e Palmeiras jogarão na altitude pela Libertadores; rubro negro atuará na Bolívia e alviverde no Equador

Jogadores Leo Ortis, do Flamengo e Endrick, do Palmeiras (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

A Libertadores está em sua terceira rodada da fase de grupos e Flamengo e Palmeiras jogam fora de casa, nesta quarta-feira (24). Os dois brasileiros terão que enfrentar as altitudes da Bolívia e do Equador, respectivamente.

O que acontece em elevadas altitudes?

Para entender a dificuldade, é preciso recorrer à Geografia. Os países localizados mais próximos da Cordillheira dos Andes possuem uma elevada altitude em relação ao nivel do mar. Para se ter uma ideia, o Rio de Janeiro, cidade litorânea, tem a altitude próxima a zero. Já São Paulo fica a 760 metros do nível do mar.

E por que a altitude é considerada um fator que dificulta o desempenho dos times brasileiros na Libertadores? Em altitudes a partir de 2.300 metros acima do nível do mar, a pressão atmosférica é menor, tornando o ar rarefeito, com menos oxigênio. Quanto maior a altitude, mais difícil é para respirar, principalmente durante a prática esportiva. Os times que atuam em cidades que ficam em grandes altitudes já estão acostumados com a oxigenação do ar.

LEIA MAIS

Quando Zubeldía estreia pelo São Paulo?

F1: Por que a Ferrari vai correr de azul?

- Publicidade -

Qual a dificuldade de jogar na altitude pela Libertadores?

Nessas condições, alguns jogadores relatam demaios e enjoos ao jogar. Além disso, a densidade da bola é alterada e faz com que ela percorra longas ditâncias e caia rapidamente, falicitando chutes de média e longa distâncias e complicando a vida dos goleiros.

O Palmeiras vai enfrentar a altitude de 2.850 metros acima do mar, jogando em Quito, no Equador. Já o Flamengo entrará em campo em La Paz, na Bolívia, com 3.640 metros de altitude.

LEIA TAMBÉM

Brasileirão vai ser paralisado? Anaf recomenda paralisação após dossiê de Jonh Textor

- Publicidade -
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress