Dorival Júnior foi confirmado como novo técnico da seleção brasileira. Anunciado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na tarde desta quinta-feira (11), o treinador leva para a comissão técnica seus auxiliares Lucas Silvestre, seu filho, e Pedro Sotero, além do preparador físico Celso Rezende.
O experiente técnico de 61 anos foi o principal alvo da CBF após a saída de Fernando Diniz, que deixa a seleção após pouco mais de seis meses, acumulando duas vitórias, um empate e três derrotas consecutivas.
LEIA MAIS
Conheça Thiago Carpini, o novo técnico do São Paulo
Chay é o novo reforço do Guarani por empréstimo do Botafogo
CARREIRA E TÍTULOS
Dorival Júnior é um dos maiores técnicos da história recente do Brasil, acumulando títulos de grande expressão em grandes clubes brasileiros. Relembre as conquistas:
- Série B – Vasco, 2009
O primeiro título de expressão do atual técnico da seleção Brasileira foi há 15 anos, quando conquistou a Série B pelo Vasco, em 2009. O clube carioca fez 76 pontos, desbancando Guarani e Ceará, que lutavam ponto a ponto pela conquista da competição. O campeonato foi a única conquista do treinador em competições de pontos corridos.
- Copa do Brasil – Santos, 2010
Um dos destaques da carreira de Dorival Júnior foi o Santos de 2010. O time, que contava com o surgimento de Paulo Henrique Ganso e Neymar, foi campeão Paulista e da Copa do Brasil, único do Alvinegro Praiano na competição. O Peixe bateu o Vitória na final por 2 a 0 (casa) e 1 a 2 (fora).
Apesar de não ter tido um bom retrospecto no Campeonato Brasileiro daquele ano, terminando em oitavo lugar, o time do Santos de 2010 está na memória dos torcedores.
- Recopa Sul-americana – Internacional, 2011
Dorival chegou no Internacional para substituir Paulo Roberto Falcão, que havia conquistado a Copa Libertadores da América em 2010. O atual técnico da seleção conquistou sua primeira Recopa Sulamericana após bater o Independiente da Argentina pelo placar de 3 a 1, no Beira-Rio. O Colorado havia perdido o jogo da ida, sob o comando de Osmar Loss, por 2 a 1, em Avellaneda (Argentina).
- Copa do Brasil e Libertadores – Flamengo, 2022
Após o título da Recopa Sul-Americana, Dorival Júnior voltou a ser campeão com um grande time brasileiro só em 2022, quando assumiu o Flamengo. Pelo Rubro-Negro, ele conquistou uma Copa do Brasil, em cima do Corinthians, e uma Libertadores, derrotando o Athletico Paranaense na final.
- Copa do Brasil – São Paulo, 2023
No fim de 2022, o Flamengo decidiu dispensar Dorival Júnior para contratar o português Vitor Pereira. Para o azar da diretoria do clube carioca, o destino reservou o banco do São Paulo para o treinador, que foi campeão da Copa do Brasil com o Tricolor Paulista, batendo justamente o Rubro-Negro na final. Foi a primeira conquista do São Paulo no tornei, única das grandes taças que o time do Morumbi ainda não tinha levantado.
LEIA TAMBÉM