14 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Esporte

Vini Jr. pede punição a ataque racista que sofreu na Espanha

Após novos ataques racistas, governo brasileiro também cobrou punição e presidente prestou solidariedade; entenda

Vinicius Júnior
Atacante foi vítima de racismo em uma partida na qual não estava atuando (Foto: CBF)

O atacante Vinicius Júnior cobrou a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) para que a entidade puna os responsáveis pelas ofensas racistas que recebeu na última quarta-feira (13), durante o jogo entre Real Madrid e Inter de Milão, pela Uefa Champions League.

Na oportunidade, os torcedores do Atlético de Madri (Espanha) desferiram comentários racistas ao brasileiro, chamando-o de chimpanzé. Mas, na ocasião, ele não estava presente no jogo. (leia mais abaixo)

LEIA MAIS 

STJD pune Sport com oito jogos de portões fechados

Brasil é finalista na Copa de Ouro feminina após derrotar México

Posicionamento

Nas redes sociais, nesta quinta-feira (14), Vinicius Júnior publicou um manifesto pedindo a punição desses atos. Confira:

- Publicidade -

Apoio

Em solidariedade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também manifestou seu repúdio ao ocorrido. “É inacreditável que na segunda década do século 21 ainda exista um comportamento desse tipo. Toda a nossa solidariedade ao Vini Jr. Ele merece todo respeito e admiração pelo seu talento e competência, não essas manifestações de barbárie racista”, ele escreveu.

O governo brasileiro, por meio do Palácio do Itamaraty, afirmou em nota que recebeu com “tristeza e indignação” a notícia da ocorrência de mais uma agressão racista contra o jogador, situação que tem sido recorrente na Espanha. Além disso, informou que vai reiterar às autoridades governamentais e esportivas espanholas a preocupação com os repetidos ataques racistas ao atleta, além de cobrar providências da UEFA, organizadora do torneio no qual as manifestações racistas ocorreram.

*Com informações de Agência Brasil 

- Publicidade -

**Sob supervisão de Marcos Andrade 

LEIA TAMBÉM 

Starship: terceira tentativa de lançamento é bem-sucedida

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e nA Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress