O Brasil está na lista dos países que mais consomem podcasts no mundo, com 42.9% dos usuários de internet. Esse dado, além de impressionante, é também visto como uma oportunidade para muitas pessoas que tem vontade de criar seu próprio programa.
Se você quer começar a criar seu conteúdo, veja quatro dicas fundamentais para fazer com que seu Podcast se torne cada vez mais ouvido e compartilhado:
1 Compartilhe seu programa massivamente
Se você confia no seu conteúdo, é sempre importante compartilhá-lo com o maior número de pessoas possível. Por isso, seja um usuário fanático de redes sociais e use-as como principal combustível para acelerar cada vez mais o alcance de seu programa. Veja o que você pode fazer:
– Abuse de vídeos curtos: Hoje em dia, além dos podcasts, outro tipo de conteúdo que está em alta são os vídeos curtos, de 30 a 60 segundos. Portanto, utilize esse recurso para espalhar seu conteúdo.
– Hashtags: Utilize as famosas “hashtags” para aumentar o alcance do seu conteúdo, já que pessoas com interesses parecidos com os assuntos de seu podcast podem encontrá-lo com mais rapidez por meio delas.
2 Avalie a retenção de seu programa
Ao produzir vídeos longos, é sempre bom ter na ponta da língua em quais momentos seu programa foi bem. Assim, vendo os instantes em que você reteve os maiores números de espectadores será possível basear seus cortes e assuntos a serem tratados novamente no seu podcast.
VEJA TAMBÉM
Canva lança novos recursos com inteligência artificial
Tecnologia hospitalar: o que é, qual importância e quais vantagens oferece?
3 Revise seu conteúdo e o de outras pessoas
Entender o mercado é uma das melhores maneiras para aumentar o número de espectadores de seu podcast. Para saber as novas ondas de popularidade, é sempre recomendável estar de olho no aplicativo Spotify for Podcasters para saber quais episódios tiverem um bom desempenho. Assim, sabendo as tendências do mercado, você poderá ter um norte de onde seguir sua linha de conteúdo.
Essa estratégia vale também para seu próprio conteúdo, afinal, saber quais de seus episódios tiveram mais rendimento acaba sendo uma régua perfeita para saber qual tipo de abordagem você pode continuar fazendo para gerar ainda mais engajamento e audiência.
4 Use os dados de sua audiência
Quando você já tiver conquistado um bom público, é sempre válido você ficar esperto em todas as informações que os aplicativos de postagens dão sobre ele. Idade, sexo, cidade, tudo pode ser analisado e transformado em ideias de programas voltados para as determinadas informações recebidas. Exemplo: se o programa tem uma audiência grande no interior de São Paulo, programas voltados especificamente para aquelas cidades são uma oportunidade, seja falando sobre ou trazendo pessoas relevantes para aquela região.
VEJA MAIS