A conectividade no Brasil atingiu novo patamar em 2023, com 84% da população com 10 anos ou mais usufruindo da internet, revela a pesquisa TIC Domicílios 2023 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil.
Este número representa um salto em relação aos 81% registrados em 2022, englobando 156 milhões de pessoas conectadas.
Os dados divulgados nesta semana indicam um quadro de disparidade socioeconômica: enquanto o acesso atinge quase 100% entre os mais ricos, nas classes D e E o índice fica em 69%.
LEIA TAMBÉM
Microsoft lança Windows app para iPhone, MacOS, iPads e PCs
Google vai limitar backup grátis para WhatsApp
Além disso, 16% dos lares compartilham a conexão com vizinhos. E entre os conectados há ainda uma diferença na velocidade de conexão evidenciando a disparidade também nas condições de acesso, com 27% das pessoas sem banda larga fixa.
O estudo também apresentou um “indicador ampliado”, incorporando aqueles que afirmaram não ter utilizado a internet, mas declararam o uso de aplicativos dependentes de conexão, como aplicativos de mensagem e redes sociais. Esse critério eleva o número para 164 milhões, abarcando 88% da população com 10 anos ou mais.
A pesquisa foi conduzida entre março e julho de 2023 por entrevistas presenciais com 21.271 pessoas e 23.957 domicílios, com o objetivo medir a posse, o acesso e os hábitos da população em relação à internet.
Confira alguns pontos revelados na pesquisa
Entre os usuários de internet, 65% ouviram música, 64% assistiram a vídeos e 29% ouviram podcasts. Além disso, o acesso exclusivo via celular diminuiu de 62% para 58%, indicando uma mudança no padrão de uso.
Os dados regionais apontam para os índices mais altos de uso de internet no Sul (88%) e Sudeste (87%). Quanto à faixa etária, 95% dos indivíduos entre 16 e 24 anos acessaram a rede no período analisado.
A análise por raça revela que 86% das pessoas brancas utilizaram a internet, enquanto esse índice é de 85% para pardos e 82% para pretos. O grupo de desconectados é majoritariamente composto por homens, pretos ou pardos, com 60 anos ou mais, de baixa escolaridade das classes econômicas D e E.
A pesquisa indicou que 73% dos usuários de Internet com 16 anos ou mais utilizaram serviços de governo eletrônico, um crescimento de 8% em relação ao ano interior. E mostrou ainda que metade (50%) dos usuários realizou compras no ambiente digital nos últimos doze meses anteriores ao levantamento, o que equivale a 78 milhões de pessoas.
Importante também destacar que 71% dos usuários afirmaram que verificaram a veracidade das informações encontradas online por meio de computadores ou celulares.
LEIA MAIS
O que houve de falha no show de Taylor Swift? Especialista esclarece erros estratégicos