A Microsoft está acelerando seus projetos de inteligência artificial (AI) e tudo indica que está desenvolvendo seu próprio chip de IA com codinome “Athena”, que será utilizado para impulsionar a tecnologia por trás dos chatbots, como o ChatGPT. A informação foi divulgada há alguns dias pelo The Information.
A Microsoft é uma das primeiras apoiadoras da OpenAI, que inclusive investiu milhões de dólares na empresa criadora do ChatGPT. Segundo fontes ouvidas pelo jornal, a big tech está trabalhando neste chip desde 2019 e o novo projeto está sendo testado por um pequeno grupo de funcionários da própria empresa e também da OpenAI.
De acordo com a publicação, os chips serão usados para treinar modelos de linguagem ampla e dar suporte à inferência, necessários para que a IA generativa possa processar grandes quantidades de dados, reconhecer padrões e criar novas saídas para imitar a conversa humana.
VEJA TAMBÉM
Anatel anuncia nova medida de segurança na portabilidade de celular; confira
São Paulo proíbe aplicativo de tuk-tuks; entenda
Expectativa é ter maior desempenho
A expectativa da Microsoft é que sua solução tenha desempenho superior ao chip que atualmente compra de outros fornecedores, é o que diz na reportagem. Com isso, geraria uma grande economia de tempo e dinheiro, além dos esforços na corrida da IA.
Atualmente, Nvidia é a empresa que domina o mercado de chips de inteligência artificial, no entanto, grandes companhias de tecnologia, como a Amazon e o Google, também fabricam seus próprios chips.
Ainda não há previsão para o lançamento do chip de IA da Microsoft, mas a expectativa é que a solução seja apresentada em breve. De acordo com o The Information, a big tech está acelerando o lançamento de seu chip de IA devido ao sucesso do ChatGPT.
Mantendo uma parceria com a OpenAI, a Microsoft também já lançou recentemente seu próprio mecanismo de busca com inteligência artificial, o Bing AI, buscando espaço nesse mercado liderado pelo Google.
LEIA MAIS
Família real britânica enfrenta nova crise, após ação judicial