No Brasil, os e-mails falsos estão entre as táticas mais adotadas por estelionatários para aplicar golpes, principalmente quando estamos na época de Black Friday. De acordo com a Kaspersky, empresa de segurança cibernética, só nos primeiros meses de 2023, foram identificados e bloqueados mais de 30 milhões de ataques de phishing voltados a sistemas de pagamento, instituições bancárias e compras online.
Por essa razão, é importante ter cuidado com e-mail de promoções ou descontos que tenham links. Ao receber esse tipo de correspondência virtual, o consumidor deve verificar se quem o enviou realmente é uma empresa idônea, digitando os dados no navegador ao invés de clicar no link.
LEIA TAMBÉM
Confusão no ChatGPT: CEO da OpenAI é demitido e contratado pela Microsoft
Dia da Consciência Negra: conheça profissionais que marcaram a inovação tecnológica
Os falsos e-mails de confirmação de compras falsas também estão entre as estratégias usadas por golpistas. Neste caso, os criminosos costumam apontar aquisições de altos valores que supostamente foram creditados no cartão de crédito da vítima.
Em seguida, os golpistas oferecem a possibilidade de cancelamento, mas, quando tenta estornar a compra, o alvo acaba sendo direcionado para uma “equipe fake”, que pede informações sigilosas do cartão.
Para evitar esse tipo de situação, o primeiro passo da vítima deve ser consultar o extrato de seu cartão a fim de verificar se realmente foi realizada alguma compra no valor informado. Se a pessoa tiver sido cobrada por uma aquisição que não fez, ela deve marcá-la como desconhecida no aplicativo do cartão de crédito, entrar em contato com seu banco e seguir as recomendações indicadas pela instituição.
LEIA MAIS