O Brasil teve uma participação brilhante no Mundial de Robótica, que ocorreu em Houston, nos Estados Unidos, de 17 a 20 de abril. A delegação brasileira conquistou o primeiro e o segundo lugar na categoria de 9 a 16 anos, além de levar sete prêmios em todas as categorias.
O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi garantido pelos oito integrantes da equipe Los Atômicos, do Sesi Araras (SP). Os campeões brasileiros competiram na modalidade First Lego League Challenge (FLL), com o desafio de construir robôs usando peças de Lego.
O projeto vencedor foi um tabuleiro de xadrez inteligente, controlado por comando de voz, concebido para promover a inclusão e acessibilidade, além de atrair mais pessoas para aprender e praticar o esporte.
O foco principal é desenvolver projetos inovadores que solucionem problemas cotidianos da sociedade contemporânea. Durante a competição, os robôs são programados para executar diversas missões na arena, sendo avaliados não apenas pelo design e programação, mas também pela capacidade de trabalho em equipe.
Já o segundo lugar desta categoria ficou com a equipe Pardoboots, do Sesi Santa Cruz do Rio Pardo, em São Paulo, levando também o prêmio Técnico Destaque. Os sete competidores e a técnica Monica Marques comemoraram o reconhecimento, que valoriza o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.
Brasil disputou com sua maior delegação desde 2000
O Campeonato Mundial de Robótica, organizado pela ONG For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First) e realizado anualmente, reuniu cerca de 15 mil estudantes de 6 a 19 anos de mais de 50 países.
Este ano, o Brasil teve a maior delegação na competição desde os anos 2000, quando o país começou a competir, contando com a participação de 144 alunos de escolas públicas e particulares de 10 estados diferentes.
LEIA TAMBÉM
Cientistas querem capturar imagens da mente com IA
TikTok Notes chega para concorrer com o Instagram
Confira as conquistas brasileiras deste ano
1º lugar “Champion´s Award”: equipe Los Atômicos, da Escola SESI de Araras (SP)
2º lugar “Champion´s Award”: equipe Pardoboots, da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
Prêmio “Técnico/mentor destaque”: Monica Marques, da Pardoboots
Prêmio “Projeto de Inovação”: SESI Heroes, da Escola SESI de Jundiaí (SP)
2º lugar “Inspiração”: equipe Amigos Droids, da Escola DHEL de Belo Horizonte (MG)
2º lugar “Controle”: equipe Tech Zeus, da Escola SESI de Barbacena (MG)
Prêmio “Rookie All-Star Award”: equipe Jactech (FRC), do SESI SENAI de Jacareí (SP)
Prêmio “Team spirit Award”: equipe Octopus (FRC), do SESI SENAI de Bauru (SP)
Prêmio “Show me Poster Award”: equipe Los Valentitos, da Escola Municipal Padre Valente Simioni, em Joinville (SC).
LEIA MAIS