15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Campinas lança rede de colaboração e pesquisa para instalação do 5G

Manifesto pela Inovação Aberta foi assinado na manhã desta quarta-feira (8)

 

Campinas lança rede de colaboração e pesquisa para instalação do 5G (Foto: Wesley Justino/EPTV Campinas)

A Prefeitura de Campinas lançou no começo deste mês uma rede de colaboração em busca de parcerias em investimentos e pesquisas para a instalação da tecnologia 5G.

Com a presença de empresas como Embrapa, CPQD, Unicamp, PUC, RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e a operadora de telefonia e internet TIM foi assinado o “Manifesto pela Inovação Aberta”. 

O encontro chamado de “Open 5G” foi promovido pela Administração e abordou as necessidades e dificuldades da implementação da tecnologia na região. Dentre os desafios estão o fornecimento de dispositivos, equipamentos e software.   

VEJA TAMBÉM 

Erros podem ser evitados ao empreender: veja dicas de quem entende 

App de São Carlos ajuda na escolha profissional   

- Publicidade -

EDITAL

De acordo com o edital do 5G no Brasil, a implantação nas capitais está prevista para julho deste ano. Entretanto, o prazo definido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mudou para setembro. Em breve, Campinas também deve se beneficiar deste avanço.

“Considerando que a gente é o 10º PIB do Brasil, é uma cidade que está à frente de muitas capitais. A gente tem a expectativa de que muito antes de muitas capitais também essa tecnologia venha pra cá. É uma decisão que depende não só de uma decisão da cidade, mas a nossa expectativa é que isso se concretize rapidamente”, disse Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas.

- Publicidade -

Para a Embrapa, maior centro de pesquisa em agricultura do país, a nova tecnologia reserva precisão nos dados e informações fornecidas aos produtores. “Então, o 5G permite, numa rápida velocidade, coletar informações, processar essas informações e já devolver isso rapidamente para o produtor, que vai tomar uma decisão muito rápida”, relatou Carla Macário, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agricultura Digital.

TECNOLOGIA 5G

Com a chegada da tecnologia 5G, mais dados poderão ser compartilhados em um tempo menor e com uma velocidade maior. “Vai expandir as oportunidades de trazer através da tecnologia, conectividade e transmissão, uma qualidade de vida melhor. Um prazer maior de você navegar na internet. Tem muitas pessoas hoje que usam a internet como um ambiente para trabalho”, explicou o presidente do CPqD, Sebastião Sahão Júnior.   

LEIA MAIS

Operação Resina: MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados em Rio Claro

Compartilhe:
Gaspar Martins

administrator
Formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, além de ser jornalista e possuir MBA em Gestão de Projetos. Faz parte da equipe do Grupo EP desde 2017, atualmente como Supervisor de Mídias Digitais. Tem experiência no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, trabalha em conjunto com uma equipe criativa e busca constantemente a inovação e as últimas tendências do setor.
- Publicidade -
plugins premium WordPress