13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Dia da Internet Segura: quais os principais desafios para 2024?

Especialista traz as principais ameaças e retrata o cenário brasileiro. País foi líder mundial em vazamento de dados nos últimos dois anos

Ataques cibernéticos por engenharia social, roubo de credenciais e utilização de IA por cibercriminosos estão entre as principais adversidades

Por Leila Branco

Com a finalidade de debater sobre a responsabilidade no ambiente virtual, a União Europeia instituiu o Dia Internacional da Internet Segura que é realizada na primeira terça-feira de fevereiro e já envolve mais de 200 países.

No Brasil, essa celebração tem ainda mais sentido, afinal o país foi líder mundial em vazamento de dados em 2022 e 2023, com 2,8 bilhões e 3 bilhões de dados expostos, respectivamente, de acordo com a empresa de segurança cibernética Axur.

Para 2024, os desafios continuam grandes e a conscientização sobre a cibersegurança é fundamental para proteger a infraestrutura crítica, os dados pessoais e a privacidade dos internautas.

Principais desafios da cibersegurança

Segundo Alberto Jorge, especialista em cibersegurança e CEO da Trust Control, empresa que tem mais de 15 anos de atuação no setor, um levantamento feito a Proofpoint, empresa especializada em cibersegurança, para este ano de 2024 os principais desafios relativos à segurança na internet são:

  • Ataques cibernéticos por engenharia social: Realizados através das redes sociais, esses ataques exploram a confiança dos usuários para obter informações sensíveis ou acesso a sistemas.
  • Phishing em dispositivos móveis: Mensagens falsas, muitas vezes com ofertas tentadoras, enviadas via WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem, com o intuito de induzir os usuários a clicarem em links maliciosos.
  • Utilização de Inteligência Artificial por cibercriminosos: O uso de IA na elaboração de malwares – vírus inteligentes invasores de sistema – representa uma ameaça crescente, pois permite a criação de vírus e programas maliciosos mais sofisticados e difíceis de detectar.
  • Roubo de credenciais: Hackers exploram vulnerabilidades nos sistemas corporativos para capturar senhas pessoais e chaves de acesso, comprometendo a segurança dos dados e invadindo bancos de dados sensíveis.

LEIA TAMBÉM

Como proteger o celular no Carnaval?

Como recarregar o celular mais rápido?  

- Publicidade -

Setores mais afetados

Segundo Alberto, praticamente todos os setores da sociedade estão interligados quando se trata de segurança na internet.  “A informatização maciça dos serviços, inclusive em órgãos públicos, e a dependência das empresas dos sistemas de informação tornam os dados altamente visados por hackers. Segmentos como varejo, finanças e saúde são particularmente mais vulneráveis a invasões e sequestros de dados”, afirma.

Estudos especializados mostram que o varejo foi o setor que mais sofreu ataques de malware em 2023 em todo o mundo, com um aumento de 18% em relação a 2022, sendo que o custo médio de um ataque cibernético no varejo foi de US$ 3,86 milhões em 2023.

Cenário brasileiro de cibersegurança

Apesar do aumento nos investimentos em cibersegurança e avanços na legislação, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Política Nacional de Segurança da Informação (PNSI), para o CEO da Trust Control, a conscientização de usuários comuns, empresas, responsáveis pela segurança cibernética das organizações e órgãos públicos é essencial para uma internet mais segura.

Segundo ele, muitos vazamentos e sequestros de dados ocorrem devido à fragilidade dos sistemas de segurança e à negligência dos usuários. “Elaborar políticas de segurança envolvendo direção e colaboradores é fundamental, considerando que investir em cibersegurança custa muito menos do que reverter uma invasão e a perda de dados próprios e dos clientes”, destaca.

- Publicidade -

Para mitigar esse problema, os usuários também precisam fazer sua parte com práticas de segurança no celular, aplicativos e computador. Confira a notícia “Dia da Internet Segura: 15 ações para proteger seus dados” para saber o que você pode fazer para navegar com mais segurança na internet.

LEIA MAIS

TikTok perde hits de Taylor Swift, Anitta e outros artistas

Compartilhe:

editor
Assistente de Mídias Digitais no ACidade ON Campinas. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress