Por Leila Branco
O Google lançou nesta quinta-feira (08) a versão avançada do Gemini, sua mais poderosa inteligência artificial, anunciando o fim do nome Bard.
Com a mudança, tanto a interface de comunicação com o robô quanto o mecanismo que impulsiona a plataforma serão referidos como Gemini e tem o objetivo de unificar os esforços da big tech nesta área de inteligência artificial e facilitar a experiência do usuário.
Com a integração dos serviços, o Gemini expandirá sua atuação para mais serviços do Google. A empresa está focada em impulsionar a IA com mais inovação e produtos, buscando desenvolver um ecossistema interconectado com APIs e plataformas.
Gemini Advanced
Além da aposentadoria do Bard, Google anunciou novidades sobre o Gemini, incluindo uma versão premium para assinantes. O Gemini Advanced oferece acesso à versão completa do robô, disponível em inglês através do plano Google One AI Premium, com um custo mensal de R$ 96,99.
O Gemini Advanced oferece o “Ultra 1.0” em contraste com o modelo gratuito “Pro 1.0”. O “Ultra 1.0” demonstrou ser capaz de manter conversas mais longas e interpretar o contexto com maior precisão, sendo útil para atividades complexas como criação de questionários e desenvolvimento de códigos de programação.
Em breve, os usuários do Gemini Advanced poderão aproveitar a IA em serviços como Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações e Meet, ampliando sua utilidade e integrando melhor suas funcionalidades.
Embora inicialmente lançado nos Estados Unidos e em inglês, a atualização será estendida para mais países e idiomas em breve, segundo a big tech.
LEIA TAMBÉM
Google revela Gemini: poderoso modelo de IA rival do ChatGPT
TikTok perde hits de Taylor Swift, Anitta e outros artistas
Gemini no Android e iOS
Outra novidade é que o Google prepara o lançamento de uma nova versão do aplicativo Gemini para Android e iOS.
O Gemini será disponibilizado com um aplicativo próprio para Android, substituindo funções do Google Assistente, como alarmes, ligações e controle de dispositivos inteligentes. No iOS, estará integrado ao app do Google, com um botão para iniciar conversas com a IA.
Seguindo o mesmo caminho do Gemini Advanced, as versões para Android e iOS serão lançadas inicialmente nos EUA em inglês, com expansão prevista para mais países e idiomas, permitindo interação por texto, voz ou foto.
LEIA MAIS