2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Negócios: planejamento forma a base do sucesso empresarial; veja dicas do Sebrae

Especialista do Sebrae afirma que a organização na vida pessoal e das informações da empresa impactam positivamente no resultado dos negócios

 

 

Foto: Divulgação/Sebrae Campinas

A visão empreendedora é uma das principais características de quem investe tempo, esforço e dinheiro em seu próprio negócio. Além disso, é fundamental para quem trabalha atender às necessidades de um nicho de mercado. 

O sonho de empreender passa por muitas fases de amadurecimento antes de ser concretizado em produto ou em um serviço. Mas antes de iniciar todo o processo é necessário planejar. O analista de negócios do Sebrae Campinas, Glebe Rossini, explicou como o planejamento é extremamente necessário para obter sucesso no universo do empreendedorismo. 

Confira abaixo as dicas do especialista: 

– Ter um planejamento financeiro pessoal 

Mesmo antes de investir em um negócio próprio, é preciso conhecer a si mesmo, as suas necessidades pessoais e ter o controle dos seus gastos. “Você precisa saber o quanto gasta diariamente e, principalmente, não misturar o seu CNPJ com o seu CPF”, afirmou Glebe. Ou seja, os recursos financeiros pessoais e os da empresa devem ser independentes um do outro. 

- Publicidade -

– Ter um planejamento empresarial 

A partir da definição do negócio no qual investir, é preciso estabelecer metas e objetivos práticos. E entre eles está o planejamento financeiro da empresa. É por meio dele que são estabelecidos, conhecidos e controlados os custos e as despesas. Também vale destacar que podem identificar as possibilidades de aprimoramento e vislumbrar novas oportunidades para o futuro. 

– Criar um fluxo de caixa 

Esta é a base para um possível entendimento do futuro, para a previsão do que pode vir a acontecer. O fluxo de caixa é alimentado pelos dados de entrada e saída, pelas informações de contas a receber e contas a pagar. “Tudo isso é a base, o rei do nosso negócio”, afirmou o especialista. 

- Publicidade -

– Elaborar o demonstrativo de resultado 

Esta informação tem por objetivo demonstrar o resultado real por meio de uma análise vertical do que representa cada item. Por exemplo: o custo e as despesas representam quanto no faturamento? Qual é a margem de lucro do empreendedor?. 

“É preciso encontrar um ponto de equilíbrio e a partir dessas informações será possível obter o entendimento sobre o lucro líquido. Essa quarta dica é a principal para saber se há lucro ou não“, afirmou Glebe. 

– Ter um controle de estoque 

A partir dos itens que entram e saem da empresa é possível criar estratégias para realizar compras de forma inteligente e assim otimizar esse processo, para que não sobrem ou faltem os produtos de forma desordenada.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress